Página inicial > Últimas Notícias > PROPPG realiza capacitação para professores do PROFNIT

PROPPG realiza capacitação para professores do PROFNIT

• Publicado: Segunda, 16 de Abril de 2018, 16h25
  • Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 16h25

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) está se preparando para ofertar o Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Para isso, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG) realizou, de 12 a 14 de abril, uma capacitação voltada para os professores que irão atuar no curso. A programação aconteceu no Auditório de Telecom do Campus Belém e trouxe palestrantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Após avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o IFPA foi credenciado como um dos Pontos Focais no Brasil para oferta do Mestrado PROFNIT. O programa é direcionado para graduados que atuam nas competências obrigatórias por Lei dos NITs, professores, servidores de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e, também, agentes de inovação atuantes em indústrias ou outros ambientes produtivos. A UFAL é o pólo coordenador do PROFNIT e o IFPA Campus Belém será o Ponto Focal.

“No momento estamos contando com a participação de professores que já fazem parte desde o início do PROFNIT e que vieram apresentar o trabalho que já existe e nos mostrar como deverá ser desenvolvido o nosso trabalho da primeira turma, uma vez que o padrão PROFNIT é nacional. Durante a capacitação, nós tivemos contato com conteúdo de disciplinas, mecanismos de utilização, metodologia utilizadas nacionalmente, além de algumas plataformas para a utilização durante o curso”, explica o Coordenador do PROFNIT Ponto Focal Campus Belém, Professor Carlos Rocha.

Além dos professores do IFPA, profissionais de outros Pontos Focais também estiveram presentes na capacitação, que tinha como público alvo o IFPA, a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A programação apresentou a equipe do PROFNIT, a metodologia de uso, a distribuição dos professores, o material disponível, relatório de aula, dentre outros assuntos.

“O importante deste treinamento é pra otimizar o espírito associativo e cooperativo que a gente tem na rede do PROFNIT. Este é um momento muito especial em que estes associados estão começando suas atividades. A gente está com o edital lançado, com novas vagas. E os alunos que devem fazer este processo seletivo devem começar lá em agosto. Esta é a hora de normalizar procedimentos, divulgar, trocar conhecimento, para que os alunos sejam o melhor atendidos e o curso possa trazer desenvolvimento para a região”, destaca o Pró-Reitor do PROFNIT (UFAL), Professor Josealdo Tonholo.

PROFNIT

O Mestrado Profissional do PROFNIT é oferecido nacionalmente, compreendendo todas as regiões do Brasil e foi recomendado com nota 4 pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes. Trata-se de um mestrado em Rede Nacional, resultado das iniciativas do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC, articulado com instituições de ensino superior.

O objetivo do programa é desenvolver senso crítico e aperfeiçoamento das competências profissionais dentro dos Núcleos de Inovações Tecnológicas (NITs). Os estudantes, após concluírem a formação, estarão capacitados a atuar de forma a promover a inovação, em âmbito empresarial, governamental ou acadêmico.

Texto: Lívea Colares | ASCOM IFPA Reitoria

Fotos: ASCOM IFPA Reitoria