Página inicial > Últimas Notícias > Novo Moodle: CTEAD atualiza o ambiente virtual de aprendizagem

Novo Moodle: CTEAD atualiza o ambiente virtual de aprendizagem

• Publicado: Quinta, 03 de Maio de 2018, 16h28
  • Última atualização em Quinta, 03 de Maio de 2018, 16h30

Dia 27 de abril, entrou no ar a nova Plataforma Moodle do IFPA. De cara, podemos não perceber muito as mudanças que a versão atual nos traz, pois o layout do site pouco mudou em relação ao que já conhecíamos. Contudo, após o acesso, o aluno e o professor poderão verificar uma série de melhorias na usabilidade do nosso ambiente virtual de aprendizagem - AVA.

“A plataforma está mais agradável visualmente, leve, enxuta e rápida, o que ajuda no acesso em polos onde pode haver problemas na conexão”, avalia Leandro Pinheiro, administrador do AVA da Rede e-Tec Brasil no IFPA. A partir do acesso do perfil de professor, ele constatou diversas facilidades. De acordo com Leandro, os docentes poderão ter detalhamento das notas e do histórico de acesso dos alunos. “O professor vai poder verificar que horas o aluno postou as atividades e, assim, poderá avaliar melhor a própria didática. Vai poder, a partir disso também, ver o momento em que determinado polo teve mais acesso e pensar em atividades de acordo com esse dado novo”, enumera. Além disso, o docente ganhou uma flexibilização maior para inserir conteúdos em diversos formatos de arquivo. “O caminho ficou mais fácil”, comemora.

Os alunos também podem verificar muitas melhorias no acesso, especialmente por, nessa nova versão, o Moodle estar disponível em aplicativo de celular nos sistemas Android e IOS. Com a ferramenta, o estudante poderá: receber notificações instantâneas de mensagens e outros eventos; encontrar e contatar pessoas do curso; rastrear seu progresso, marcar tarefas completas e navegar pelos planos de aprendizagem; participar de fóruns e jogos educativos propostos pelo professor; acompanhar suas notas; e, o mais importante, fazer downloads de imagens, áudios, vídeos e outros arquivos para seu dispositivo móvel e ter acesso a esse conteúdo off-line.

“Na informática, nós fazemos a atualização de um sistema por dois principais motivos: ou por segurança, ou por novas usabilidades. Como usávamos ainda uma versão de 2014, a 2.2.6, buscamos justamente essas novas usabilidades nessa nova versão, a 3.4.2. A possibilidade de usarmos o aplicativo Moodle Mobile foi o que mais nos fez ir atrás desta atualização”, explica o analista de TI, Sérgio Gaia.

Como usar o Moodle IFPA no celular

Usar o Moodle do IFPA no celular é fácil, mas é bom ficar ligado nas dicas a seguir para não ter dúvidas.

1. Pela Play Store (Android) ou na Apple Store (IOS), faça o download gratuito do aplicativo do Moodle Mobile. Aqui, vamos usar o acesso pelo Android, mas no IOS é bem parecido.

2. Ao abrir o aplicativo, digite o endereço do seu curso e clique em conectar. No nosso caso, usamos como exemplo a plataforma de acesso da Rede e-Tec e do MedioTec: http://ctead.ifpa.edu.br/ava.

3. Digite seu usuário e senha, igual ao que você usa normalmente quando acessa o site. Clique em entrar.

4. Pronto! Você estará na página inicial do seu curso com diversas possibilidades e ferramentas na palma de sua mão!

5. Dica: clicando nos três tracinhos que ficam no canto superior esquerdo da tela da página inicial do site, você tem os recursos personalizados, que vão desde informações de perfil a mensagens e notificações, notas, etc.

E se sentir saudade da página inicial do navegador, basta clicar em “site” e será encaminhado para o navegador do seu dispositivo, com a visualização do nosso Mural EAD e as opções de login já conhecidas.

Texto: Íris Jatene | CTEAD IFPA