Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Prêmio L`Oréal-UNESCO para as Mulheres na Ciência recebe candidaturas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Prêmio L`Oréal-UNESCO para as Mulheres na Ciência recebe candidaturas

  • Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 16h07
  • Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2018, 17h16
imagem sem descrição.

 

Estão abertas as inscrições para o Prêmio L`Oréal-UNESCO para as Mulheres na Ciência, edição de 2019. Até o dia 29 de junho, cientistas das áreas de Física, Matemática e Ciências da Computação poderão ser indicadas para concorrer à premiação por sua contribuição no avanço da pesquisa científica. Os prêmios, no valor de 100 mil euros cada, serão entregues durante uma cerimônia na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, em março de 2019.

As candidaturas deverão ser submetidas por meio de plataforma digital, disponível no site. Para ser considerada elegível para prêmio, é necessário que a candidata seja indicada por um cientista eminente, além disso, é preciso atender a critérios como: excelente contribuição para o avanço geral da Ciência, impacto do corpo de trabalho no estado atual de sua área de atuação, reconhecimento da candidata pelos colegas de sua comunidade e compromissos com a educação através de publicações, ensino atividades, orientação, etc.

Pela primeira vez, a edição de 2019 vai designar cinco cientistas que atuem nas regiões África e Estados Árabes, Ásia-Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte, sendo selecionada uma candidata de cada região. Desde 1998, foram agraciadas pelo programa 102 cientistas, três das quais receberam, igualmente, o Prêmio Nobel. Seis brasileiras já receberam a distinção: Mayana Zatz (2001), Lúcia Mendonça Previato (2004), Belita Koiller (2005), Beatriz Barbuy (2009), Marcia Barbosa (2013) e Thaisa Storchi Bergmann (2015).

 

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria

registrado em:
Fim do conteúdo da página