Página inicial > Últimas Notícias > Proen realiza III Encontro das Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais do IFPA

• Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 16h22
  • Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2018, 16h56

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) já está preparando o III Encontro das Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais do IFPA. Voltado para servidores de todos os campi, o Encontro acontece de 12 a 14 de junho, no Auditório da Biblioteca do Campus Belém e trata-se de uma realização da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio do Departamento de Registro e Indicadores Acadêmicos (Dria) e da Procuradoria Institucional (PI), com a finalidade de discutir e melhorar as práticas de registros na Instituição.

A intenção é fortalecer as formas de registros no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), para geração de dados e informações precisas e realizar capacitação de servidores das Secretarias Acadêmicas dos campi e Auxiliares Institucionais (AI’s) no preenchimento do Educacenso 2018. Além disso, pretende-se analisar os dados acadêmicos do IFPA alimentados nos sistemas e-Mec, Censo da Educação Superior (Censup), Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e Plataforma Nilo Peçanha (PNP).

“É muito importante capacitarmos os servidores das secretarias acadêmicas dos campi e auxiliares institucionais quanto ao uso dos sistemas, pois isso fortalece as práticas de registros acadêmicos na instituição, de modo a gerar informações e indicadores mais eficientes”, conta Carla Lira, do Departamento de Registros e Indicadores Acadêmicos da Proen.

Para isso, preparou-se uma programação de três dias com palestras sobre os sistemas Censup, Sistec, PNP, Educacenso e SIGAA, sobre a Política de manutenção e guarda do acervo acadêmico, a importância de registrar e a confiabilidade da informação, matrículas online e diplomação, dentre outras temáticas relevantes para o público em questão. Além disso, o evento vai contar com um espaço para trocas de experiências entre os AI’s e entre as Secretarias Acadêmicas.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria