Página inicial > Últimas Notícias > IFPA PUBLICA EDITAIS DE SELEÇÃO PARA SUPERVISORES E PRECEPTORES PARA O PIBID E PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

• Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 20h27
  • Última atualização em Sexta, 03 de Agosto de 2018, 20h30

O IFPA, por meio de sua Pró-Reitoria de Ensino, publicou os Editais 02 e 04/2018, de seleção de docentes da rede pública de educação para atuarem, respectivamente, como preceptores do Programa de Residência Pedagógica e supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Os docentes selecionados como supervisores e preceptores acompanharão estudantes de cursos de licenciatura do IFPA no desenvolvimento de atividades pedagógicas em suas escolas, em articulação com os coordenadores dos núcleos desses cursos, na condição de bolsistas da CAPES. As atividades serão desenvolvidas a partir de agosto de 2018 até janeiro de 2020, e as bolsas terão o valor de 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).

São 42 vagas para supervisores (PIBID) e 33 vagas para preceptores (Programa de Residência Pedagógica). Para participar da seleção, o candidato deverá atender aos seguintes critérios:

- Ser docente atuante na rede pública de educação básica, lotado em um dos municípios e escolas indicados pelo subprojeto e núcleo escolhido (ver o anexo III de cada edital);

- Ser licenciado na área/disciplina do subprojeto escolhido;

- Estar atuando na docência da educação básica, na disciplina correspondente ao subprojeto escolhido;

- Possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério na educação básica;

- Ter disponibilidade de tempo para realizar as atividades previstas para a sua atuação no programa;

- Ter cadastrado e atualizado o currículo na Plataforma Freire, disponível no endereço eletrônico http://freire2.capes.gov.br, que será utilizado para fins avaliação curricular.

O PIBID e a Residência Pedagógica

Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o Pibid estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início de sua formação. Os estudantes serão acompanhados por um professor da escola de educação básica, designado supervisor,com formação e atuação na mesma área de ensino do licenciando e por um docente de sua instituição de ensino superior, designado coordenador de área.

Já o Programa de Residência Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica. Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola, designado preceptor, com formação e atuação na mesma área de ensino do licenciando, e por um docente de instituição de educação superior, designado professor orientador.

O Pibid e o Programa de Residência Pedagógica propõem o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura, bem como o repensar da prática pedagógica dos docentes da rede pública de ensino, a partir de experiências inovadoras.

Para participar dos editais, o docente da rede pública deverá cadastrar seu currículo na Plataforma Freire (http://freire2.capes.gov.br) e efetuar sua inscrição em um dos seguintes sites:

Para se inscrever ao PIBID:                                  Para se inscrever na Residência Pedagógica:

Atenção:
Os Editais de Seleção de Supervisores para o PIBID e de Preceptores para o Programa de Residência Pedagógica são exclusivos para professores

Para cadastrar o currículo na Plataforma Freire, confira o Manual de Acesso ao Usuário à Plataforma Freire, com o tutorial:

As inscrições iniciam no dia 26 de junho e finalizam no dia 03 de julho de 2018. Dúvidas podem ser dirimidas através dos emailsEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira os editais 02 e 04/2018, da Pró-Reitoria de Ensino do IFPA:

Edital 02/2018 PROEN - seleção de professores preceptores Residência Pedagógica

EDITAL Nº 04/2018 PROEN - seleção de professores supervisores PIBID

Erratas [publicação em 05.07.2018]

EDITAL Nº 02 2018 seleção de professores preceptores Residência Pedagógica ERRATA I

EDITAL Nº 04 2018 seleção de professores supervisores PIBID ERRATA I

Resultado Preliminar [publicação em 13.07.2018]

RESULTADO PRELIMINAR DE SELEÇÃO DE PRECEPTORES PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

RESULTADO PRELIMINAR SUPERVISORES PIBID

Candidatos desclassificados têm prazo até 17 de julho de 2018 para apresentar recursos. Em conformidade com os editais PROEN 02 e 04/2018, os recursos ao resultado preliminar da seleção dos supervisores e preceptores devem ser encaminhados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (PIBID) ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Residência Pedagógica), com o título “Recurso” e o nome do subprojeto na identificação do assunto. O recurso deverá estar devidamente justificado, identificando o candidato e o código de inscrição.

Errata II - do Resultado Preliminar [publicação em 03.08.2018]

seleção de professores preceptores Residência Pedagógica ERRATA II

Resultado Final [publicação em 25.07.2018]

RESULTADO FINAL DE SELEÇÃO DE PRECEPTORES PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA