Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA convida egressos para a cerimônia de abertura dos JIFs/2018
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA convida egressos para a cerimônia de abertura dos JIFs/2018

  • Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 15h26
  • Última atualização em Quarta, 27 de Junho de 2018, 15h51
imagem sem descrição.

 

Quatro atletas medalhistas e campeões das etapas estadual, regional e nacional dos Jogos dos Institutos Federais, que estudaram e representaram o Campus Belém na competição, participaram do revezamento da tocha

 

Pelo segundo ano consecutivo, os egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) tiveram a oportunidade de participar da cerimônia de abertura dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). A convite dos professores, como forma de reconhecimento pelo bom desempenho e dedicação à competição ao longo da passagem pelo Instituto, quatro atletas Vinícius Fialho Teixeira, Matheus Pinheiro da Silva, Rogério Luiz Santo Júnior e Letícia M. dos Santos Figueiredo participaram do revezamento da tocha olímpica durante a cerimônia de abertura da etapa estadual dos JIFs/2018 realizada na noite de segunda-feira, 25 de junho, na quadra poliesportiva do Campus Belém. Coube à Letícia a honra de acender a Chama Olímpica.

Na tradição grega, o fogo tem um caráter sagrado - o revezamento da tocha, que culmina no ato de acender a pira, marca o início das competições e simboliza não só a devolução do elemento divino aos deuses, mas um período de considerável paz em nome do espírito olímpico. Foi em nome deste espírito de fraternidade, união e determinação que os jovens universitários se disponibilizaram a participar do evento.

“Como todos os estudantes, cheguei no IFPA como adolescente e saí daqui como adulto, esse crescimento foi gerado não só pela dedicação dos professores em sala de aula, mas pelo empenho dos professores de Educação Física em quadra. Graças ao esporte, tive muitas oportunidades de conhecer novas pessoas, que são meus amigos até hoje. O professor Afonso foi essencial como técnico, não só dos jogos, mas na preparação para vida. Aprendemos com ele a ter responsabilidade, postura que sigo até hoje como atleta na universidade. Pela minha experiência, posso afirmar que o esporte faz bem à saúde, pois melhora o estado físico e emocional. Mais do que isso, a prática esportiva ajuda a melhorar no rendimento das disciplinas que se estuda no curso técnico. Sinto-me valorizado por participar desta festa de abertura dos jogos. É um momento reencontrar e ver a evolução das pessoas que estavam entrando para estudar no IF quando nós já estávamos saindo. Nós quatro somos privilegiados por participar deste momento. É bom ver que as quadras, pelas quais nós lutamos muito para serem reabertas, estão totalmente revitalizadas e boas para as práticas esportivas. Nós não tivemos a oportunidade de treinar aqui, mas as próximas gerações com certeza vão aproveitar este espaço”, ressaltou Vinícius Fialho Teixeira, estudante de Medicina na Universidade Estadual do Pará, que foi o egresso responsável por conduzir a tocha no primeiro trecho do percurso entorno da quadra até à pira. Atleta de futsal e futebol de campo, Vinícius foi duas vezes campeão estadual e regional, 2014 e 2016, e campeão nacional em 2016.

O futuro médico, o egresso Vinícius, aproveita a entrevista para fala de forma especial com os professores e estudantes sobre as práticas esportivas. “Gostaria de falar com os professores de Educação Física do IFPA, dizer-lhes que são muito importantes não só para a nossa formação técnica, mas para o nosso desenvolvimento humano e profissional. À diretoria, gostaria de agradecer, depois de muita luta dos estudantes, chegou-se ao consenso de promover melhorias técnicas e as reformas estão aí. Embora tenha demorado, o importante é que os espaços ficaram prontos e serão utilizados pelos alunos. Aos estudantes do IF gostaria de confirmar que o esporte é muito importante para este período que estão vivenciando na escola técnica. Mas, os estudos precisam sempre estar em primeiro lugar, só depois os treinos, o esporte é um apoio para que você melhore ainda mais como ser humano, aluno e profissional. Não deixem o esporte sobressair mais do que o amor pelas aulas, que ele te auxilie a seguir com os estudos para ser um bom profissional na área que desejar”.

Matheus Pinheiro da Silva, egresso do curso Técnico em Estradas ofertado pelo IFPA Campus Belém, foi campeão das etapas estadual e regional por dois anos consecutivos, 2015 e 2016, e campeão nacional em 2016, sempre na modalidade futebol de campo. “O futebol é muito importante para mim, mesmo depois de sair do IF, continuo praticando-o, inclusive lá na rua de casa. Onde há um campo, eu jogo.  Quando entrei no IFPA, logo que soube dos treinos, passei a fazer parte e, no primeiro ano, tive a oportunidade de viajar. Em 2014, por conta dos JIFs, fui competir em Boa Vista, Roraima; em 2015, fui para Porto Velho, Rondônia e Goiânia, Goiás; em 2016, fui para Manaus e Brasília.  Foi a maior alegria jogar e representar o IFPA nas competições regional e nacional. Fiz questão de vir participar dessa cerimônia de abertura, pois os JIF marcou a minha vida. Como a cerimônia seria aqui no Campus Belém, onde estudei e treinei, eu quis participar”.

“Pratiquem esporte e estudem, conciliar os dois faz bem à vida - não só para o físico, mas para a mente também. Cria também condições para conhecer novos lugares, novas pessoas. Nos jogos, há intenso e bom intercâmbio criado pelos IFs. Queria agradecer ao professor Afonso, que muito nos ajudou nesta caminhada até à conquista do título nacional”, agradece Matheus.

O estudante de Odontologia, Rogério Luiz Santos Júnior, praticante de duas modalidades esportivas – basquete e futebol de campo, assim como Matheus, egresso do curso Técnico em Estradas, coleciona títulos,  fala dos momentos especiais que viveu no JIF. “Em 2016, após ganharmos em Castanhal, vencermos em Manaus, chegamos à etapa nacional realizada em Brasília. A decisão no futebol de campo foi emocionante, pois veio dos pênaltis, vencemos o Mato Grosso. Sem dúvida foi um dos momentos mais felizes que tive dentro do IFPA. Para ir até Brasília, precisamos superar as tristezas, as eliminações de competições anteriores e, no final, a gente conseguiu o que tanto queria. Nós passamos três anos tentando ganhar - em 2014 perdemos na etapa regional, em 2015 perdemos no brasileiro, só em 2016 veio o resultado que a nossa geração sempre quis. Posso afirmar a cada atleta que a derrota faz parte e nos leva a aprender. Eu vim de baixo, era o que carregava a água, o reserva, só depois consegui a oportunidade de ser o titular do time. Então, cada derrota que eu tive representando o IFPA serviu para eu crescer muito na vida. A derrota faz parte sim do processo de crescimento e superação no dia a dia. Se a gente quiser ganhar alguma coisa na vida e preciso ter determinação, saber lutar pelo que se deseja. Tudo que aprendi no IFPA me ajudou a fazer minhas escolhas, hoje estou bem feliz”.

A estudante de Psicologia, Letícia M. dos Santos Figueiredo, ex-atleta de futsal, campeã estadual dos JIFs em 2013, 2014 e 2015, campeã regional em 2013, cursou Telecomunicações no IFPA, foi quem fez o último percurso do revezamento da tocha e acendeu a pira olímpica. “Foi de suma importância para minha vida estudar no IFPA, fundamental para o currículo, pois se trata de uma instituição renomada e reconhecida no país. Aqui a prática esportiva é complementar à formação, proporciona qualidade de vida e facilita a fazer amizades, além de permitir ganhar experiências e viajar. Ter sido convidada para estar aqui na abertura dos jogos, acender a pira olímpica, nos faz sentir parte de tudo isso ainda. Aos estudantes que acabaram de entrar e que vão competir pela primeira vez, a sugestão é que aproveitem cada momento do JIFs, é um momento único, tem uma duração pré-determinada, devem aproveitar ao máximo”.

O Pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Prof. Fabrício Medeiros Alho, conversou um pouco com os egressos antes da cerimônia e explica a importância dessa aproximação do IFPA com os egressos. “Nós conseguimos aprovar no ano passado a política de atendimento aos egressos. A partir desta política temos os comitês de atendimento a estes profissionais. Estamos num processo de aproximação com os egressos. O JIFs é apenas um momento entre vários que estamos pensando para realizar este ano. Precisamos trazer o egresso de volta ao Instituto, seja para participação da abertura dos jogos, seja para realizar alguma palestra e compartilhar as experiências que eles estão vivendo após a conclusão do curso, seja para participar do encontro de egressos passará a ocorrer anualmente. O JIF é apenas uma das ações voltadas para os egressos. Sejam muito bem-vindos à casa de vocês”.

 

Veja as fotos da abertura AQUI 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página