Página inicial > Últimas Notícias > Campus Belém vence no Basquete e segue para Etapa Regional do Jif 2018

Campus Belém vence no Basquete e segue para Etapa Regional do Jif 2018

• Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 18h45
  • Última atualização em Quinta, 28 de Junho de 2018, 18h45

A Etapa Estadual dos Jogos dos Institutos Federais (Jif) 2018 está em seu terceiro dia de competições, mas a partida de hoje foi decisiva para os times masculinos de Basquete. Belém e Tucuruí se enfrentaram pelo primeiro lugar, em uma partida acirrada e cheia de faltas. A disputa aconteceu na Quadra B do Campus Belém, às 8h, e mobilizou a torcida. Com o placar de 28 a 22, o time da casa ganhou o título de campeão e agora se prepara para a Etapa Regional, que acontecerá em Manaus, no segundo semestre.

Durante todo o jogo, ambos os times cometeram muitas faltas e o placar, conquistado ponto a ponto, revelou uma partida equilibrada e jogada com garra e perseverança. O primeiro tempo fechou em 11 a 7 para o time de Belém, no entanto, no segundo tempo, Tucuruí conseguiu virar e marcar 6 pontos, enquanto que o adversário alcançou apenas 3 pontos. No terceiro e quarto tempos a equipe de Belém recuperou a liderança e conseguiu terminar a partida como vencedora.

O aluno do Curso Técnico em Edificações do Campus Belém, Mathias Senado, marcou 11 pontos, tornando-se o grande destaque do time. Vestindo a camisa de número 65, o jogador fez apenas uma falta e conta que o desempenho do time foi melhorando ao longo da competição. “No primeiro jogo a gente ainda estava bem ansioso então a gente jogou um pouquinho mal, mas conseguiu ganhar de Breves. No segundo jogo, ontem, contra Bragança, a gente já estava bem melhor, a gente jogou bem, conseguiu pontuar e fazer o que a gente sabe, e hoje a gente estava cansado e desgastado por causa dos outros jogos, mas a gente conseguiu não mostrar tudo o que a gente sabe, mas fazer um jogo razoável”, avalia o jogador.

Os campeões da Etapa Estadual vão representar o Instituto Federal do Pará (IFPA) na competição Regional, que esse ano será realizada em Manaus. Para Mathias Senado, será uma oportunidade de levar o time mais além. “Agora é treinar muito, as férias todas, para em agosto chegar preparado ao Regional. Ano passado a gente perdeu para o Tocantins por cinco pontos, agora a gente pretende vencer e ir para o Nacional, representar o Campus Belém”, conta o atleta.

O time de Tucuruí saiu da competição como vice-campeão na modalidade de Basquete masculino. Para o naipe feminino, a vitória também veio para o time do Campus Belém, que venceu Bragança na manhã de ontem (27). A classificação para a Etapa Regional veio com folga para as belenenses, que fizeram 29 pontos, enquanto que o time adversário marcou apenas cinco pontos.

As disputas de Basquete já encerraram, mas a Etapa Estadual do Jif 2018 ainda segue até o dia 30 de junho. As 11 modalidades estão sendo realizadas simultaneamente no Campus Belém, na Universidade do Estado do Pará (Uepa), e na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Ananindeua. Amanhã (29), o Campus Belém ainda vai sediar as partidas de Futsal, Handebol, Voleibol, Judô e Xadrez.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria