Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > JIFs 2018: vôlei garante a alegria da torcida
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

JIFs 2018: vôlei garante a alegria da torcida

As seleções continuam na luta pela classificação estadual

  • Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 19h07
  • Última atualização em Sexta, 29 de Junho de 2018, 19h08

Nesta quinta-feira, 28 de junho, terceiro dia da etapa paraense dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), a presença e organização da torcida fez a diferença no placar das competições realizadas nas quadras do Campus Belém. Em busca da liderança na chave, foi a vez dos times mais bem preparados tecnicamente se enfrentarem, cada um precisou se articular bem em quadra, para manter os jogadores motivados e focados nas estratégias a serem adotadas para superar o adversário.

Ao lado da quadra, a atuação de cada técnico foi decisiva para o sucesso da equipe. Uns se mantiveram em silêncio, explicaram que tudo que podiam ensinar já haviam repassado durante os treinos. Outros, comunicavam-se com os atletas por gestos, gritos e companheirismo, repassando as análises sobre o time adversário e as informações táticas para a equipe atuar melhor, apontavam as possibilidades que poderiam garantir os pontos. Os pedidos de tempo foram bem aproveitados, assim como as substituições.

Por conta do jogo do Brasil na quarta-feira, alguns jogos foram remanejados para esta quinta-feira. Com isso, vários times tiveram que entrar em quadra duas vezes para definir as equipes cabeça de chave. Muitos times tiveram que lutar contra o cansaço e a empolgação das torcidas adversárias.

As torcidas faziam o papel de técnicos, cantavam, faziam muito barulho e ate coreografias pra motivar seus times e desequilibrar emocionalmente os adversários.

Vôlei Masculino

Quem compareceu às quadras teve a oportunidade de ver o excelente desempenho das seleções de vôlei que trouxeram os campi do Instituto Federal do Pará para participar da competição. No masculino, Belém ganhou de Castanhal e Bragança ganhou facilmente de Ananindeua, ambos por dois sets a zero. As seleções de Parauapebas e Tucuruí estavam tecnicamente bem preparadas, vieram com vontade de ganhar, fizeram uma partida espetacular e demoradíssima. Final Parauapebas dois sets a um.

João Victo Goldinho, 18 anos, do curso Técnico em Informática, explicou por que seu time de vôlei de Tucuruí perdeu a chance de ir pra final. “A outra equipe teve calma e a gente não teve. Mesmo com um nível técnico superior à equipe de Paragominas, a gente não teve cabeça para esperar o final do jogo, comemoramos a vitória no primeiro set e acabamos nos desconcentrando e nos perdendo durante a partida”.

Alison Felipe da Silva, 15 anos, cursa Técnico em Informática da equipe de Ananindeua explica que o objetivo era apenas compreender a dinâmica dos JIFs. “Nosso professor não nos preparou para ganhar. Treinamos para participar, nos divertir e obter experiência”.

O time masculino de vôlei de Abaetetuba ganhou de Santarém por 2 set a 1. O primeiro set foi uma luta entre gigantes, disputado ponto a ponto, terminou com o placar Abaetetuba 24 x 26 Santarém. A torcida resolveu levantar a moral de Abaetetuba e cantava “Abaete, Abaete, Abaete”, “Sou Abaete, com muito orgulho, com muito amor”, até nos intervalos e tempos técnicos, a torcida não dava trégua. Abaete volto à quadra com uma garra insuperável, marcou 25 x 20 no segundo set. Empatados, Abaeté trabalhou para não errar e dar ponto à Santarém, o terceiro set foi 15 x 7.

Railson Santos Amaral, 18 anos, curso Técnico de Edificações, avalia o jogo. “Após a derrota de ontem, ficamos desacreditados. Mas, a partir de uma conversa com nossa professora, Jôsi Morais conseguimos nos motivar para hoje obter este resultado desejado”.

Thiago Martins Gonçalves, 15 anos, curso Técnico em Informática Integrado, jogador de handebol do Campus Abaetetuba era um dos animadores da torcida de vôlei de seu campus. “A partida de vôlei entre Abaete e Santarém foi acirrada. Os dois times têm muito potencial. Abaete cometeu vários erros no passe de bola em quadra, não está tendo aquele ajuste para fazer a pontuação. Os jogadores de Santarém estão nervosos com a atuação de nossa torcida, eles estavam jogando muito bem, agora não estão conseguindo nem ver a bola direito em quadra”.

O resultado da segunda rodada de vôlei masculino, da noite, ficou Belém 2 x 0 Itaituba, Bragança 2 x 1Breves, Parauapebas 2 x 0 Paragominas, e Abaetetuba 2 x 0 Altamira. Na sexta-feira, 29 de junho, Belém encara Abaetetuba às 19h30 e Bragança disputa com Parauapebas nas semifinais às 20h45.

Vôlei Feminino

Na rodada feminina de vôlei, à tarde nas quadras do Campus Belém, Santarém encarou Bragança, Tucuruí eliminou Breves, Belém descartou Castanhal, todas as três partidas o placar ficou dois sets a zero. A maioria das atletas de Castanhal, Breves e Bragança estão competindo em pelo menos duas modalidades e o cansaço já está sendo um fator contrário ao desempenho em quadra.

Karine Fabiano de Oliveira, 16 anos, curso de Técnico em Edificações, atleta de futsal pelo Campus Bragança avalia a partida. “Este é o último ano de participação no JIFs para a maioria das meninas de nossa equipe, pois já está concluindo o curso. Para nós foi uma ótima oportunidade, vivemos vários momentos bons aqui. Infelizmente não estamos levando a vitória”.

Késia da Silva Monteiro, 15 anos, jogadora em duas modalidades futsal e vôlei por Breves fala da derrota. “Erramos muitos passes, damos muitos pontos para elas.

A equipe feminina de vôlei de Tucuruí enfrentou a de Breves, final 2 sets a zero. Sobre o jogo, Bruna Lorrannya Carvalho, 17 anos, curso Técnico de Saneamento, do campus Tucuruí analisa. “Batalhamos para vencer. Foi difícil, mas conseguimos. Vamos buscar nos concentrar mais”. A Capitã do time, Ana Julia da Hora Florêncio, 18 anos, cursa o Técnico em Eletrotécnica, comenta a vitória. “Participar do JIFs aqui em Belém está sendo muito gratificante para a gente. É a primeira vez que eu venho como capitã do time de vôlei do time de Tucuruí. Nossos dois primeiros jogos, foi tranquilo. Vamos ter que nos preparar e concertar os erros que cometemos hoje, pois nos próximos jogos vamos enfrentar times mais fortes. Os times de vôlei vieram com uma base boa, vai ser um jogão.

As partidas de vôlei feminino e masculino entre Castanhal e Belém foram acirradíssimas no primeiro tempo. Cada ponto foi muito suado. As duas equipes, a feminina e a masculina de Belém eliminaram as de Castanhal por dois sets a zero. A equipe masculina de Belém fez 25 x 16, no primeiro tempo, e 25 x22 no segundo tempo. A equipe feminina de vôlei de Belém fez 25 x 22, no primeiro tempo e 25 a 6 no segundo tempo. Ambas são campeãs da chave das semifinais.

Evellyn Santarém Barcém, 18 anos, curso Técnico em Meio Ambiente, Campus Castanhal. “Nem sei o que te dizer, a gente perdeu para nós mesmas. Tivemos um jogo muito cansativo de futsal hoje, no confronto com Marabá Rural. O time estava desfalcado, porque outras atletas estavam no mesmo horário disputando outras modalidades. Enfim, foi uma partida muita cansativa”.

Sem o cansaço que dificultava o desempenho da equipe de Castanhal que, no mesmo dia, já havia entrado em quadra para jogar futsal, a equipe feminina de vôlei de Belém venceu.

A capitã da equipe de vôlei de Belém, Aurea Pimentel da Costa, 17 anos, estudante do curso técnico de Design de Interiores, explica que a equipe veio determinada a garantir o título estadual. “No primeiro set, erramos bastante, mas ganhamos com uma margem menor de diferença. No segundo set, voltamos mais focadas no jogo, fizemos do jeito que deveria ser, já no início abrimos uma grande vantagem de pontos e terminamos com 25 x6. A nossa vitória nesta partida se deve à união nossa equipe, a colaboração de nosso técnico e auxiliares. Para o próximo jogo, precisamos vir com mais raça, pois está se aproximando da final e somos campeãs da chave. Agora nós queremos levar o título estadual igual nós levamos no ano passado. Vamos fazer de tudo para conseguir”.

Na semifinal de vôlei feminino, Tucuruí compete com Abaetetuba para definir quem enfrenta Belém.

 

Texto: ASCOM IFPA Reitoria

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página