Página inicial > Últimas Notícias > Arbitro é egresso do IFPA Campus Belém

Arbitro é egresso do IFPA Campus Belém

• Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 19h16
  • Última atualização em Sexta, 29 de Junho de 2018, 19h16

Luiz Sousa, 25 anos, um dos árbitros dos JIFs, relata que é egresso do IFPA. Ingressou na instituição em 2007. “No primeiro ano, me dediquei exclusivamente aos estudos. No segundo ano decidi participar dos jogos de futsal com o professor Afonso. Em 2008, era jogador e estagiava na Comissão de Processo Seletivo, distribuía panfletos para divulgar os cursos Técnicos. Eu entrei em dois times, futsal e futebol. Minha primeira viagem representando o Campus foi para Castanhal em 2008, ganhamos na etapa Regional e participamos do Nacional em Fortaleza. Em 2009 e 2010, continuei jogando e estudando. Em 2010, eu estourei a idade, deixei algumas disciplinas em aberto para poder continuar jogando. No mesmo ano, passei a ser vendedor de chips de operadoras de celular, mantive o vínculo com a instituição em 2011, 2012 e 2013, embora eu já estava trabalhando. Em 2012, pedi minha declaração de proficiência, prestei o Enem e entrei para o curso de Licenciatura em Biologia da Unama. Em 2013, já na faculdade, viajei pelo Campus Belém para Foz do Iguaçu, jogar futebol de campo. Então fechei minha matrícula, pois meu ciclo se encerrou.

Luiz conta que hoje cursa Mestrado em Biologia pela Universidade Rural da Amazônia em parceria com o Museu Emílio Goeldi, está fora das salas de aula por que está realizando pesquisas como bolsista.

“Este é o primeiro ano que estou trabalhando como árbitro nos JIFs. Há uns dois ou três anos, pude participar como condutor da tocha olímpica para acender a pira olímpica”, relata com alegria o tempo em que vivenciou os jogos dos Institutos Federais.

Texto: ASCOM IFPA Reitoria