IFPA PUBLICA EDITAIS DO PIBID E DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Os Editais se destinam a formação de cadastro de reserva de supervisores e preceptores dos programas.

• Publicado: Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 01h21
  • Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2019, 01h00

A Pró-Reitoria de Ensino do IFPA publicou os Editais 01 e 02/2019, de seleção de docentes da rede pública de educação para formação de cadastro de reserva de supervisores para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de preceptores para o Programa de Residência Pedagógica.

Os docentes selecionados comporão um cadastro de reserva e poderão ser chamados para atuarem nos respectivos programas, conforme houver necessidade de substituição de supervisores e preceptores.

Os supervisores do Pibid e preceptores do Programa de Residência Pedagógica acompanham estudantes de cursos de licenciatura do IFPA no desenvolvimento de atividades pedagógicas em suas escolas, em articulação com os coordenadores dos núcleos desses cursos, na condição de bolsistas da CAPES.

Para participar da seleção, o candidato deverá atender aos seguintes critérios:

- Ser docente atuante na rede pública de educação básica, lotado em um dos municípios e escolas indicados pelo subprojeto e núcleo escolhido (ver o anexo III de cada edital);

- Ser licenciado na área/disciplina do subprojeto escolhido;

- Estar atuando na docência da educação básica, na disciplina correspondente ao subprojeto escolhido;

- Possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério na educação básica;

- Ter disponibilidade de tempo para realizar as atividades previstas para a sua atuação no programa;

O PIBID e a Residência Pedagógica

Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o Pibid estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início de sua formação. Os estudantes serão acompanhados por um professor da escola de educação básica, designado supervisor, com formação e atuação na mesma área de ensino do licenciando e por um docente de sua instituição de ensino superior, designado coordenador de área.

Já o Programa de Residência Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica. Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola, designado preceptor, com formação e atuação na mesma área de ensino do licenciando, e por um docente de instituição de educação superior, designado professor orientador.

O Pibid e o Programa de Residência Pedagógica propõem o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura, bem como o repensar da prática pedagógica dos docentes da rede pública de ensino, a partir de experiências inovadoras.

Inscrições

O período de inscrição para participar do processo seletivo será a partir do dia 27 de fevereiro de 2019, até as às 23:59 do dia 10 de março de 2019, exclusivamente através dos seguintes endereços eletrônicos: prosel.pibid2019@ifpa.edu.br (inscrição para o Pibid) e prosel.prp2019@ifpa.edu.br (inscrição para o Programa de Residência Pedagógica).

Dúvidas podem ser dirimidas através dos referidos emails.

Confira na íntegra os editais 01 e 02/2019, da Pró-Reitoria de Ensino do IFPA:

PIBID

Edital 01/2019 seleção de supervisores do PIBID

Edital 01/2019 seleção de supervisores do PIBID (ficha de inscrição editável)

Edital 01 2019 seleção de supervisores do PIBID ERRATA I (08/03/2019)

EDITAL Nº 01 2019 SELEÇÃO DE SUPERVISOR PIBID RESULTADO PRELIMINAR (21/03/2019)

EDITAL Nº 01 2019 SELEÇÃO DE SUPERVISOR PIBID RESULTADO FINAL (26/03/2019)

Residência Pedagógica

Edital 02/2019 seleção de preceptores do Programa de Residência Pedagógica

Edital 02/2019 seleção de preceptores do Programa de Residência Pedagógica (ficha de inscrição editável)

Edital 02 2019 seleção de preceptores do Programa de Residência Pedagógica ERRATA I (08/03/2019)

EDITAL Nº 02 2019 SELEÇÃO DE PRECEPTOR RESIDÊNCIA RESULTADO PRELIMINAR (21/03/2019)