Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Designados diretores gerais de 12 campi do IFPA

Solenidade ocorreu na segunda-feira, 08 de abril

  • Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 16h41
  • Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 17h12
  • Acessos: 3584
imagem sem descrição.

 

Os campi de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Marabá Rural, Santarém e Tucuruí receberam seus novos diretores gerais. Os gestores foram designados pelo reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Dr. Claudio Alex Jorge da Rocha, no início da noite de segunda-feira, 8 de abril, em solenidade ocorrida no auditório do Centro de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cetead), na Reitoria, localizada na Av. João Paulo II, em Belém.

Após a execução do Hino Nacional, o Reitor e os Pró-reitores deram as boas vindas a todos os diretores. O Reitor explicou que este momento é muito importante para a comunidade do IFPA. “Temos diretores reeleitos e alternâncias, algo salutar e típico da democracia. Sem dúvida alguma, ao iniciar o novo ciclo de gestão, é preciso olhar tudo o que foi feito até aqui para compreender o planejamento feito para este ciclo que encerrou no sábado, dia 6 de abril. Buscávamos, fundamentalmente, a educação de excelência, a valorização de nossos servidores, a gestão transparente e integrada, o respeito à autonomia dos campi, o planejamento estratégico participativo e, a partir de tudo isso, o resgate da integridade e credibilidade de nossa instituição. Acreditamos que realizamos quase a integralidade do Plano para este ciclo de 2015 a 2018, apresentado à comunidade, durante a eleição, em 2014. Sem dúvida alguma, estes princípios precisam ser validados pelos nossos resultados. E eles podem ser conferidos em nossos indicadores, no aperfeiçoamento de nossas ações, nas melhorias em todas as nossas dimensões: ensino, pesquisa, extensão e gestão”.

O Reitor também aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho prestado pelos diretores gerais que concluíram seus mandatos no último sábado, o Professor Marcelo Maia, Marcos Leite, Paulo Altino, Roberto Dias Lima, Valdinei Mendes da Silva e Manoel Quaresma. "Que fique bem registrado, na memória de cada um e cada uma toda a nossa admiração e nossa gratidão pelas ações que foram desempenhadas por estes diretores e suas equipes, pelo suor, pela sensibilidade e sabedoria com que conduziram os campi. Vocês vão colher muitos dos frutos do que foi plantado pelos diretores gerais que encerraram os seus mandatos”, ressaltou Cláudio Alex aos demais diretores.

Dirigindo-se aos novos gestores, o Reitor parabenizou-os por aceitar este desafio. “Convido a todos a colaborar para a superação dos contrastes mais significativos dos nossos tempos: a inclusão social, nos seus mais diferentes aspectos do público alvo que temos em nossas escolas, com a compreensão de que a educação será tomada sempre como estratégia de crescimento para sociedade, em especial de nossos estudantes; de que a ciência e a tecnologia serão as formas de inserção no mundo do trabalho; de que devemos sempre semear valores e buscar a transformação de vidas, o que cada um de nós educadores e educadoras buscamos de forma incansável nas nossas labutas diárias. Estaremos, de forma incansável, buscando juntamente com os senhores e senhoras, o melhor para o nosso estado e para nossa região. E o melhor a gente consegue ao fornecer à nossa sociedade uma educação profissional e tecnológica de qualidade. Contem comigo e com cada um dos membros da Reitoria para o melhor deste Instituto”.

A Pró-reitora de Ensino, Elinilze Guedes Teodoro, citando Abraham Lincoln motivou os diretores gerais a serem líderes e a desenvolver habilidades em pessoas comuns. “Precisamos de uma atuação extraordinária. Cabe a cada um enxergar o extraordinário no comum, naquilo que vocês têm, e nas pessoas que vocês dispõem. Que haja muita dedicação todos os dias, aos números, aos orçamentos, às obras, que são ações em que os diretores gerais estão muito envolvidos. Mas, que nenhum dia desta gestão falte inspiração para vocês desenvolverem as pessoas que estão em processos formativos diversos, sejam elas servidores ou alunos”.

Na sequência, a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Ana Paula Palheta colocou à disposição dos gestores a equipe da Proppg e afirmou que cabe a direção geral o dever de abrir mão de paixões para resolver problemas e em prol do bem comum. “Quero dizer que ocupar a direção geral de um campus será sempre, em qualquer cenário que se apresente, motivo de constante inquietação, posto que são múltiplas as demandas. São inúmeras as solicitações, como vocês bem sabem, e nem todas são passíveis de serem atendidas. Além disso, garantir a polifonia da comunidade, dando espaço à diversidade dos pensamentos, e, ainda assim, manter uma unidade institucional é realmente desafiador. Não é pouca coisa que está nas mãos dos senhores e das senhoras. A responsabilidade assumida é uma das mais árduas de transformar promessas em ações, de transformar ideias em práticas”.

O Pró-reitor de Extensão, Fabrício Medeiros Alho, também parabenizou a todos por terem sido escolhidos por meio de um processo democrático e apresentou-lhes os novos desafios. “Este ciclo de gestão que está iniciando hoje e quando a gente pensa neste processo democrático, junto vem uma grande responsabilidade que está sendo posta aos senhores e senhoras, já que a comunidade os colocou à frente destes próximos quatro anos para consolidar políticas institucionais, a questão da formação integrada de nosso aluno, esse grande projeto social que é o fazer o IFPA, essa relação com o entorno. Não podemos esquecer que estamos lidando com sonhos, estamos lidando com a transformação da sociedade, com planos e projetos futuros daqueles que estão se colocando enquanto discentes do nosso Instituto. Tudo isso nos move e nos motiva no dia a dia de vir aqui para o IFPA, e fazer o melhor institucional, sempre colocando o princípio da responsabilidade institucional. Convido a todos a consolidar as unidades acadêmicas e fazer uma gestão integrada ao máximo possível, tanto dentro da unidade, quanto na aproximação com a reitoria, que a gente vem buscando sim esta integração. Integrar fortalece e é o que queremos, um instituto cada vez mais fortalecido. Parabenizo a todos”.

O Diretor Geral do Campus Santarém, o Professor de Física e Matemática, Damião Meira Filho, que foi reconduzido pela comunidade ao cargo pelo segundo pleito, fala de suas expectativas para o novo ciclo. “A gestão é realizada por todos os servidores em cooperação com os estudantes, nosso público alvo. Então, eu atribuo, primeiramente, à misericórdia divina o sucesso da gestão, segundo a todos os servidores sem exceção, em Santarém são 110 servidores, meus colegas de trabalho. Todos nós, em parceria e cooperação profícua e exitosa estamos trabalhando, sempre trabalhamos em parceria e continuaremos trabalhando. Eu atribuo o sucesso a todos os servidores sem exceção.

“Esta nova fase da gestão está fundamentada em planejamento realizado no ano de 2017 e 2018. E, a nossa expectativa é firmar uma próxima parceria exitosa com a Reitoria, Pró-reitorias, Diretorias Sistêmicas e outros campi. Avançar no sentido de ampliar a qualificação de servidores, professores e técnicos. Fortalecer e consolidar cursos já existentes, bem como temos a intenção de abrir e inaugurar um novo curso no Campus de Santarém”, ressalta Professor Damião.

Todos os gestores empossados foram eleitos pela comunidade acadêmica por meio de processo de consulta pública feita aos servidores e discentes, realizada no ano passado em cada uma das unidades envolvidas.

Segundo a nova Diretora Geral do IFPA campus Altamira, a Pedagoga Rosangela Maria Torres, ser eleita pela comunidade acadêmica é um compromisso. “Como eu estava na educação há 23 anos, tive a oportunidade de conhecer e vivenciar os problemas enfrentados pelos servidores técnicos e de ensino, me dispus, incentivada pelos colegas, a aceitar o desafio de participar da eleição e ser a Diretora. No âmbito profissional, fui professora de ensino fundamental e médio, já trabalhei em universidade como professora. No instituto federal, entrei para ser técnica pedagoga”, comenta sobre sua trajetória.

Rosangela contou com a presença do esposo Isaías, o filho Vinícius, a mãe Maria e amiga e servidora Marta. Estudante de Agronomia, Vinícius, 19 anos, fala que veio acompanhar a mãe por que é um importante serviço que ela está assumindo dentro do IFPA. “Acredito que ela terá competência para exercer este cargo para o bem do Instituto”, afirma.

Dos doze diretores que receberam a portaria de designação, seis farão a primeira gestão no IFPA. Dentre estes, está a Professora, Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Diselma Marinho Brito, Diretora do IFPA campus Abaetetuba e a Técnica em Assuntos Educacionais, a Pedagoga Rosangela Maria Torres Emerique, Diretora do IFPA campus Altamira, que juntamente com a Professora, Doutora em Desenvolvimento Rural, Camila Vieira da Silva, Diretora Geral do Campus Avançado Vigia, são as únicas mulheres que compõe o novo colégio de Diretores do IFPA.

 

A Professora Dra. Diselma Marinho Brito, eleita para o Campus Abaetetuba, citando a poetisa goiana Cora Coralina, compara a educação como o ato de semear, como uma forma de agradecer a todos que se dedicam a esta função. “Citei Cora, um pouco para agradecer a todos que nos convidaram e nos deram a missão de continuar semeando para colher o melhor. Que viram isto em nossas propostas de gestão, que precisam deixar de ser propostas e se tornar ações. Mas, sozinhos, onde estivermos, não vamos conseguir. É necessário formarmos esforços onde estamos. E a dimensão humana é fundamental para isso. Compreender o outro para que possamos entender que somos a representação de um coletivo. Cada uma dessas pessoas carregam em si uma especificidade que precisa ser respeitada e compreendida. E, acima de tudo, tratada para que seus anseios sejam realmente fortalecidos aos ideias daquilo que queremos: uma educação pública, gratuita e de qualidade focada ao bem comum. Estamos juntos para dar continuidade a uma rede de fortalecimento a esta instituição que muito nos honra fazer parte. Eu estou dentro do IFPA há dez anos, e tenho um orgulho muito grande de fazer parte desta rede como cada um dos colegas que estão aqui. E isto nos levou a ter a coragem de estar aqui”.

 

Veja todas as fotos AQUI!

 

 

Lista de diretores empossados:

Diselma Marinho Brito -  Diretora do IFPA campus Abaetetuba

Rosangela Maria Torres Emerique – Diretora do IFPA campus Altamira

Raimundo Otoni Melo Figueiredo – Diretor do IFPA campus Belém

Mário Médice Costa Barbosa – Diretor do IFPA campus Breves

Adebaro Alves dos Reis – Diretor do IFPA campus Castanhal

Vitor Silva Barbosa – Diretor do IFPA campus Conceição do Araguaia

Raimundo Lucivaldo Cruz Figueira – Diretor do IFPA campus Itaituba

Jackson Moreira Oliveira – Diretor do IFPA campus Marabá Industrial

Manuel Fabio Matos Barros – Diretor do IFPA campus Marabá Rural

Damião Pedro Meira Filho – Diretor do IFPA campus Santarém

Anderson Walber de Jesus Barbosa – Diretor do IFPA campus Tucuruí.

 

 

Texto e fotos: ASCOM - IFPA Reitoria  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página