IFPA sedia Fórum dos Assessores de Relações Internacionais da Rede Federal

• Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 13h40
  • Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 13h43

A cidade de Belém foi a escolhida para receber a primeira reunião de 2019 do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais da Rede Federal, evento vinculado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A realização do Fórum em terras paraenses ficou por conta da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). A reunião aconteceu na Reitoria, nos dias 11 e 12 de abril, e contou com a presença de representantes de vários Institutos Federais.

O Forinter é um dos órgãos de assessoramento das Câmaras Temáticas, composto por um representante de cada instituição da Rede Federal, responsável pelas ações sistêmicas vinculadas ao tema. O grupo se reúne duas vezes ao ano, o primeiro encontro acontece sempre às vésperas da Conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), que esse ano também está sendo realizada em Belém, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, no período de 13 a 17 de abril.

“O Fórum existe por conta da internacionalização, é para captar demandas, sugestões do que a gente vai levar para o Conif, porque o fórum é aliado ao Conif, então o fórum é um interlocutor dos Institutos Federais, das nossas queixas, das nossas demandas, das nossas propostas para o Conif/Setec/Mec. O fórum é importante pra gente se atualizar, pra gente saber o que está acontecendo e pra gente tentar implantar na nossa instituição”, explica a Coordenadora de Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFPA, Regina Krelling.

Em dois dias de programação, os assessores discutiram temas pertinentes à internacionalização dos Institutos, um deles foi o Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G). O Consultor Sênior no Ministério da Educação (MEC), Rafael Duarte, explicou que o PEC-G é um Programa de cooperação educacional no nível de graduação, oferecido a nacionais de países em desenvolvimento e destacou que promove a internacionalização dentro da sala de aula. Rafael Duarte ainda falou como participar do PEC-G e quais são os benefícios, riscos e fragilidades do Programa.

O Forinter também teve participação internacional. Através de uma videoconferência com a Inglaterra, a representante da Euraxess Brasil, Charlotte Grawitz, falou sobre a iniciativa da Comissão Europeia que apoia a mobilidade de pesquisadores. Ela explicou como a Euraxess fornece informações e apoia pesquisadores individuais e instituições, além disso, falou sobre as bolsas do European Research Council.

Para a Coordenadora Geral do Forinter, Juliana Pacheco, essa edição teve a particularidade de trabalhar com os três pilares dos Institutos Federais. “Falamos de assuntos internos nossos que foram muito importantes para o enriquecimento, que é trabalhar junto aos demais pilares, ensino, pesquisa e extensão e internacionalização, justamente essa área que é uma que perpassa todos esses três âmbitos, então foi a primeira vez que a gente conseguiu fazer uma integração das três pautas juntamente com todos os assessores. Além de assuntos de internacionalização que algumas instituições ainda não estão trabalhando, como PEC G e bolsas de pós graduação para a união européia de maneira geral”.

A Coordenadora ainda destaca que, após o Fórum, é hora de levar tudo que foi visto aos seus respectivos Institutos, a fim de compartilhar e implantar as novidades. “Cada um volta para a sua Instituição, discute com as suas Pró-Reitorias essas três grandes áreas e integra juntamente com as decisões consultadas e deliberadas pelos pares de como devem ser feita as ações internamente, então cada um vai voltar pra casa e discutir o que foi visto aqui, o que foi apresentado pelo Fórum, e verificar se é viável colocar em prática no instituto”, indica Juliana Pacheco.

Para o Pró-Reitor de Extensão do IFPA, Fabrício Alho, sediar o Forinter foi uma chance de aprimorar ainda mais o processo de internacionalização do IFPA. “A internacionalização tem um papel importante institucional, no caso do IFPA a gente vem iniciando esse caminhar da internacionalização, a professora Regina Krelling vem encabeçando essa missão dentro da Pró-Reitoria, a gente vem encontrando muitas parcerias dentro da rede, aprendendo com quem já tem um processo mais avançado. Então já temos essa proposta de disseminar a internacionalização no nosso contexto institucional e precisamos desses momentos para poder aprender através dessas boas práticas”.

Texto: Lívea Colares | ASCOM IFPA Reitoria