Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor do IFPA ganha prêmio nacional em Literatura

  • Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2019, 17h37
  • Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2019, 15h57
  • Acessos: 435
imagem sem descrição.

O professor José Rosa Júnior, professor de Literatura do IFPA Campus Marabá Industrial, recebeu na última sexta-feira, 19, em Brasília, o Prêmio ABRALIC de Literatura Comparada, denominado “Prêmio Eugênio Gomes”, edição 2019. O objetivo do prêmio é reconhecer e destacar o mérito de uma obra na área de literatura comparada publicada no Brasil. A premiação aconteceu no auditório da Universidade de Brasília (UNB) durante o XVI Congresso Internacional Abralic que contou com a participação de grandes escritores da área.

José Rosa conquistou o prêmio pela obra “Memória, multiplicidade e metalinguagem: modulações autorais em Manoel de Barros e Roberval Pereyr”, que, segundo a instituição premiadora, realizou um trabalho “árduo, impecável, sensível e competente”.   

O professor disse que a premiação é uma alegria pessoal por se tratar de uma tese de doutorado defendida em 2016 e que depois virou livro, publicado em 2018 pela editora da Universidade do Estado da Bahia. Mas, que também, é uma conquista coletiva, com muitas pessoas envolvidas que lhe deram apoio para a concretização desta obra, como orientador, amigos e familiares. 

“Foi uma emoção muito grande, principalmente porque quando pensamos em prêmio desta magnitude, pensamos logo em escritores do Sudeste, pois geralmente ficam muito retidos no eixo de Rio e São Paulo, então trazer esse prêmio em primeira instância para a Bahia, pois eu sou natural de lá, e em segunda instância para o Norte do país, por lecionar no IFPA Marabá Industrial, é de uma alegria imensa e gratificante”, declarou José Rosa.

O docente José Rosa Júnior é formado em Língua Portuguesa, Mestre em Literatura pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Doutor em Literatura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente leciona nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura no IFPA Campus Marabá Industrial. 

Para o Diretor Geral do Marabá Industrial, Jackson de Oliveira, ter o professor José Rosa no quadro de docentes é uma honra, além de poder contar com um professor qualificado e preparado para exercer suas funções. “O professor está de parabéns, estamos muito felizes com o sucesso dele e esse prêmio mostra à comunidade o quanto podemos oferecer aos nossos alunos, ensino e aprendizagem de qualidade, com professores qualificados e que desempenham um papel importantíssimo na construção de uma educação de excelência”, destacou Jackson. 

A Associação Brasileira de Literatura Comparada – ABRALIC é uma associação civil de caráter cultural, sem fins lucrativos, que congrega professores universitários, pesquisadores e estudiosos de Literatura Comparada em âmbito nacional.

A ABRALIC mantém publicações especializadas em Literatura Comparada e realiza a divulgação de obras científicas e literárias dessa área de interesse, assim como estimula o intercâmbio cultural com outras entidades congêneres nacionais e de âmbito internacional.

Ascom Marabá Industrial

registrado em:
Fim do conteúdo da página