Professor de judô do IFPA participa de intercâmbio no Japão

• Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 19h07
  • Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 20h04
  • Acessos: 1948

O professor de judô do IFPA campus Belém, Alam Saraiva, foi o único representante do Norte selecionado para um intercâmbio no Japão. O Projeto “Processo Discente Intercâmbio Brasil-Japão Judô nas escolas” selecionou dez professores de diversas partes do país para passar um mês no Japão aprendendo a metodologia japonesa, a fim de voltar para o Brasil e repassar o conhecimento aprendido nesse período.

O curso será realizado de 16 de setembro a 13 de outubro, no Instituto Kodokan, em Tóquio. O processo para escolha dos discentes foi uma realização da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil e com o Instituto Kodokan do Brasil.

Trata-se de uma oportunidade única de aprender ainda mais sobre o Judô, no lugar onde o esporte nasceu. “O Japão é o berço do judô, foi lá que tudo se iniciou e por isso lá tem muita coisa pra se aprender. Eu sempre procuro estar melhorando e me aperfeiçoando, então eu vou com essa expectativa”, conta Alam Saraiva.

Após um mês de aprendizados e vivências no Judô, o professor volta à Belém, onde poderá ensinar tudo que aprendeu aos alunos do projeto de extensão do IFPA “Judô e Jiu-Jitsu: Novos Talentos e Inclusão Social”, que oferta aulas para a comunidade interna e externa. “Eu considero de fundamental importância ter um representante da região Norte no Intercâmbio, que possa trazer esse conhecimento, essa vivência e possa replicar no IFPA e em outras escolas da região”, destaca o professor.

Texto: Lívea Colares | ASCOM IFPA Reitoria