Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Reitor do IFPA é empossado em solenidade no Ministério da Educação.

  • Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 23h07
  • Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 00h09
  • Acessos: 189
imagem sem descrição.

 

Claudio Alex Jorge da Rocha, reeleito ao cargo de reitor do IFPA, foi empossado em ato solene, nesta terça-feira, 27 de agosto, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O decreto presidencial que reconduz Claudio Alex à posição de gestor máximo do IFPA foi publicado no dia 01 de agosto (Leia aqui).

            Na composição da mesa, além do reitor do IFPA, estava o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, a Secretária de Educação Profissional e Tecnológica Substituta, Marilza Regattieri e a reitora do Instituto Federal de Brasília, também empossada na mesma cerimônia, Luciana Miyoko Massukado.

 

 

            Em seu discurso, o reitor apresentou o cenário atual do Instituto “Atualmente temos mais de 22 mil matrículas, sendo 65% delas em cursos técnicos de nível médio, em mais de 400 cursos, cobrindo todos os 12 eixos tecnológicos. As ofertas estão distribuídas nos 18 campi que constituem o IFPA, sendo a mais interiorizada das 5 instituições federais existentes no Estado do Pará. Investimos fortemente no ensino, extensão, pesquisa e inovação. São centenas de projetos já realizados ou em curso, capitaneadas por mais de 160 grupos de pesquisa e inovação, possibilitando o desenvolvimento de pesquisa aplicada, extensão tecnológica e inovação, alguns dos quais estão produzindo patentes e promovendo a transferência de tecnologia, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de nosso Estado.”

            Ainda em seu discurso, o reitor expressou seu compromisso em continuar avançando no desenvolvimento organizacional e institucional, com uma abordagem de gestão que tem como premissa que a Ciência e a Tecnologia constituem a identidade institucional. Ao falar sobre os tempos vindouros do IFPA, Claudio Alex destacou o que se pretende “Aperfeiçoar o nosso ecossistema de Inovação, aprimorar as ações de empreendedorismo e internacionalização, por meio da ampliação de parcerias com instituições públicas e privadas; de programas de formação de pesquisadores para atuarem em extensão tecnológica, pesquisa aplicada e inovação; da estruturação de FABLAB e outros laboratórios criativos; da promoção da transferência de tecnologia para a sociedade”

            Reitor do IFPA – Cláudio Alex possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (Unama); especialização em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Pará (UFPA); mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Computação Aplicada pela UFPA. Foi diretor de Suporte Computacional da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa).  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página