Regimento do Forprof passa por atualização durante reunião no IFPA

• Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 19h10
  • Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 19h10

Na manhã de hoje (29), o Instituto Federal do Pará (IFPA) recebeu a 7° reunião anual de 2019 do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará (Forprof). Essa é a 98° reunião ordinária do Fórum, que acontece mensalmente em uma das instituições participantes.

A mesa de abertura contou com a presença da Pró-Reitora de Ensino, Elinilze Teodoro, do Diretor do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Edilan Quaresma, da representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Katia Santos, e da representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Simone Palheta.

Nessa edição, o encontro discutiu a formação de professores, o projeto Formação Superior no Pará, Programa Forma-Pará e a pesquisa com egressos. Outra pauta discutida durante o evento foi o Regimento Interno do Fórum, o documento foi criado em 2009 e, como completou 10 anos, foi revisitado para que fossem feitas as alterações necessárias para os próximos dez anos.

O mais importante dessa reunião foi a aprovação do regimento, porque é ele que direciona as nossas ações. Na verdade, a gente fez uma atualização, porque esse regimento era de 2009 e como ao longo desses dez anos já houve mudanças significativas, inclusive na legislação do Parfor, foi necessário atualizar o regimento e também incluir os novos programas. No regimento anterior só havia o Parfor e a OAB e agora tem o Pibid e a Residência, então com base no que foi aprovado hoje, nós vamos direcionar todas as nossas ações para possíveis novos ingressos a partir do ano que vem”, explica a Coordenadora Institucional do Parfor no IFPA, Ana Cássia Ferreira.

Presidido pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), o Forprof é um espaço criado para o registro das identidades e trajetórias de programas como o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Residência Pedagógica. O Fórum é formado por cinco instituições de ensino federais e uma estadual, e cumpre a missão de instância colegiada e deliberativa.