“Esse IF é minha rua” dá início à programação

• Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 10h24
  • Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 10h35

“Esse IF é minha rua, minha e tua sei que é. Carrego no peito essa luta, que a educação é nossa maré, esse IF é minha rua, minha e tua sei que é”. Com essas palavras o Reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Claudio Alex da Rocha, abriu o encontro “Esse IF é minha rua: traçando caminhos e realizando sonhos”. A fala faz referência à canção “Esse rio é minha rua”, de autoria de Paulo André Barata e gravada por Fafá de Belém nos anos 70, a música inspirou o título do evento.

Além do Reitor, fizeram parte da mesa de abertura o Diretor Geral do Campus Castanhal, Adebaro dos Reis, a Pró-Reitora de Ensino, Elinilze Teodoro e o Pró-Reitor de Extensão, Fabrício Alho. “Esse evento é para fortalecer uma identidade que nós temos como instituto, de valorizar e melhorar a vida da nossa sociedade, principalmente da nossa sociedade amazônica. Esse evento foi construído e pensado pra isso”, destacou o Diretor Adebaro dos Reis.

Para Elinilze Teodoro, o evento reforça o papel desempenhado pelo Instituto em todo o estado do Pará. “Nessas regiões em que a gente atua, como o sul do Pará, o sudeste, o nordeste, a região metropolitana, a região do Marajó a gente tem unidades que se dedicam à educação profissional pública e de qualidade. Enquanto a gente assume essa nossa missão institucional, a gente entende que cada aluno, cada servidor tem a oportunidade de traçar caminhos por aqui e realizar sonhos e enquanto vai se desenvolvendo profissionalmente, vai se estruturando na sua vida e na sua jornada profissional”, conta.

A abertura do evento foi marcada por arte e cultura. Antes da Mesa, os participantes puderam assistir a uma apresentação da banda de música do IFPA Campus Tucuruí. A manhã do primeiro dia de programação do evento ainda contou com a palestra “Educação: Território de transformações”, proferida pela Diretoria Geral do Campus Abaetetuba, Diselma Brito. Pela parte da tarde houve Reunião dos Diretores de Ensino, oficinas e a mesa redonda “Empreendedorismo: desafios e possibilidades”, o dia encerrou com o Show de Talentos.

“Esse IF é minha rua” é uma realização da Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de Extensão e Campus Castanhal. O evento segue até o dia 06 de dezembro, com uma programação vasta que vai entrecruzar o II Seminário do Ensino (SENSI), o II Seminário da Extensão (SEMEX), o II Encontro de Arte e Cultura, o Seminário de Socialização dos Programas de Formação Docente do IFPA, a Oficina de Empreendedorismo, o Encontro dos Diretores de Ensino, o Encontro de Formação dos Professores Formadores do PARFOR e o Fórum dos Gestores de Extensão.