Inauguração do Campus Ananindeua reuniu lideranças políticas e comunidade

• Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 09h32
  • Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 09h32

Sonhado desde 2009, o Campus do Instituto Federal do Pará (IFPA) em Ananindeua, que foi construído na antiga Granja do Icuí, foi inaugurado na quinta-feira, 12 de dezembro. A inauguração iniciou às 16h 30 min, no hall do bloco pedagógico, com a presença do Secretário o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Antunes Culau; o Reitor do IFPA, Claudio Alex Jorge da Rocha; o Prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro; os deputados Miro Sanova, Profa. Nilce Pinheiro e Dr. Daniel Santos; o Diretor do Campus Ananindeua, Gerson Nazaré Cruz Moutinho; e o estudante do curso técnico subsequente em segurança do trabalho, Deiverson Augusto Cordovil.

O Reitor agradeceu o apoio contínuo recebido pelo IFPA do governo do Estado e dos políticos paraenses para implantar o campus. “Sem o transporte cedido para o deslocamento de nossa equipe até Paragominas e aqui para Ananindeua não teria sido possível fazer esta inauguração. Inaugurar duas escolas no mesmo dia deixa a gente transbordando de alegria. Agradecemos ao governador e aos deputados estaduais que sempre têm nos apoiado ao longo destes anos enviando recurso e intercedendo pelo IFPA junto ao Ministério. Agradeço à Setec, ao secretário Ariosto que destinou quase a totalidade dos recursos. Pretendemos triplicar de tamanho. Eu agradeço a todos por acreditarem no Instituto Federal do Pará”.

Hélder Barbalho esteve presente na inauguração do Campus Ananindeua por ter participado das articulações para ceder parte da Granja do Icuí ao IFPA. “Estou realizado de poder participar deste capítulo singular do IFPA. Se não fosse Deus nada disso teria acontecido e não estaríamos aqui para contemplar este momento. Muitas vezes os interesses e ambições políticas se sobrepõem aos interesses da sociedade. E o político acha que seu projeto pessoal é mais importante que o projeto coletivo, mas aqui estamos colhendo o esforço de muita gente. Este projeto aqui foi muito maior e a Câmara de Vereadores de Ananindeua teve grande papel em tudo isto. Parabéns a todos que fazem do Instituto Federal do Pará um motivo de muito orgulho e felicidade para nosso Estado. Precisamos continuar trabalhando para que a educação seja tratada com absoluta prioridade. A Inauguração seria ontem, mas nós estávamos voltados da Conferência do Clima (COP 25). Obrigado professor Alex por me permitir estar aqui”.

O Diretor Moutinho diz que a inauguração é o início de um novo IFPA comprometido com a comunidade de Ananindeua e as áreas de abrangência. As obras do Bloco Pedagógico no Campus Ananindeua foram iniciadas em janeiro de 2018 e concluídas em outubro de 2019. Com a inauguração, estão sendo entregues à comunidade 14 salas de aula; um laboratório de informática; uma biblioteca; salas de coordenação de ensino e coordenações de cursos, diretoria, reuniões, de professores, tecnologia da informação, secretaria acadêmica, protocolo, almoxarifado/patrimônio, enfermagem e lanchonete.

Em Ananindeua, o IFPA oferta aulas em dois turnos, turnos matutino e vespertino, conta com três turmas de cursos integrados e cinco turmas de cursos subseqüentes: Meio Ambiente, Informática e Segurança do Trabalho. “Atualmente trabalhamos três turmas de cursos integrados, cinco turmas de cursos subsequentes, Meio ambiente, Informática e Segurança do Trabalho, totalizando 420 alunos. “Tem como meta prevista para 2023, chegar a 1.200 alunos. Para tanto, teremos que contar com 70 docentes, 50 técnicos administrativos para a oferta de outros cursos inclusive graduação e pós-graduação. Hoje, no Campus, temos 69 servidores - 41 docentes e 28 administrativos”, ressalta o Diretor do Campus Ananindeua Moutinho.