IFPA recusa adesão ao Programa Future-se

O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Pará (IFPA) recusou a adesão ao Programa “Future-se”, proposto pelo Ministério da Educação (MEC) em julho de 2019. A decisão ocorreu durante a 63ª Reunião Ordinária do Conselho, realizada no dia 16 dezembro de 2019. Os membros do Consup deliberaram com base em um relatório final, gerado após a realização de seminários temáticos em todos os campi do Instituto, que ampliaram o debate sobre a proposta com professores, técnico-administrativos e estudantes.

O Programa “Future-se” é um projeto do MEC para captação de recursos para os Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Com o projeto, o MEC tem o objetivo de autorizar contratos de gestão da União e dos IFES com Organizações Sociais (OS).

Consup

O Conselho Superior é o órgão máximo da organização administrativa do IFPA. De caráter consultivo e deliberativo, o Consup é regido pelas disposições da Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008 e é organizado e composto por representantes dos servidores docentes, dos servidores técnico-administrativos em educação, dos discentes, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do IFPA, assegurando a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.