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Sexualidade e Saúde Mental são temas de artigos publicados em livro

Cinco servidoras do IFPA das áreas de psicologia, pedagogia e enfermagem apresentaram pesquisas feitas nos campi Abaetetuba e Marabá Industrial.

  • Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2020, 12h07
  • Última atualização em Sexta, 03 de Julho de 2020, 20h11
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     Cinco servidoras do IFPA das áreas de psicologia, assistente social, assistente de aluno, docente de Artes e enfermagem apresentaram pesquisas feitas nos campi Abaetetuba e Marabá Rural.

Campi Abaetetuba e Marabá Rural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) foram temas de pesquisas sobre a atuação do psicólogo em contexto da educação profissional. Os artigos fazem parte do volume 12 da coletânea “Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior” divulgada, em 24 de junho deste ano, pela Editora da Universidade Federal do Piauí (Edufpi).

“Perspectiva de pais e responsáveis acerca da educação sexual no IFPA Campus Abaetetuba”, o quinto capítulo da obra, de autoria de Marília Mota de Miranda, Emanuele Cordeiro Chaves e Aline Gonçalves Batista da Silva, trata-se de um relato de experiência, com abordagem transversal, quantitativa e qualitativa, acerca do levantamento realizado por profissionais da Psicologia, Enfermagem, Pedagogia e Sociologia do IFPA no município de Abaetetuba sobre a perspectiva dos pais e responsáveis sobre a educação sexual na escola. As pesquisadoras ressaltam que a adolescência é uma fase intensa, onde pode se assumir comportamentos sexuais sem a reflexão prévia adequada, o que aumenta a vulnerabilidade do indivíduo nesta fase. Com base em dados e revisão bibliográfica, apontam que o diálogo na escola e em casa sobre a sexualidade é essencial para ampliar o acesso à informação e reduzir os riscos de contrair infecções sexualmente transmissíveis.

Em “Promoção de saúde mental através de uma abordagem vivencial no IFPA: um relato de experiência”, capítulo 11, de autoria de Paula Danielle Souza Monteiro e Estela Márcia França Aido Botelho, são relatadas as estratégias desenvolvidas em grupo para o enfrentamento ao estresse, implementando ações voltadas para a saúde mental que contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem de discentes do Campus Rural de Marabá (CRMB). O artigo ponta o contexto escolar como fator gerador de sofrimento psíquico, podendo produzir estresse e adoecimentos nos jovens diante de situações de adaptação escolar, ansiedade, provas e apresentações de trabalhos, relacionamento com os colegas, a preocupação quanto ao futuro profissional e a carga horária exaustiva. A vivência foi desenvolvida pela psicóloga, assistente social, assistente de aluno e docente de artes do Campus.

Ao todo, a obra, organizada por Fauston Negreiros e Marilene Proença Rebello de Souza, reúne 12 pesquisas. Traz relatos e estudos sobre a inclusão escolar do idoso, a educação profissional como possibilidade de transformação cidadã da população LGBT em situação de cárcere, terapia integrativa para vencer as dificuldades da formação universitária, artesanato como nova forma de educação e estratégia de promoção da saúde mental a geração de renda, perspectivas de pais e responsáveis sobre a educação sexual, gerenciamento do acesso e educação para o uso responsável das redes sociais, desafios no acolhimento psicológico na assistência estudantil, desenvolvimento da educação emocional e autoconhecimento mediado por psicólogo, inclusão social como trabalho pedagógico para a promoção da permanência e do êxito no ensino técnico, relato sobre consumo de álcool e outras drogas entre adolescentes, promoção de saúde mental e enfrentamento ao estresse, impactos do contexto escolar sobre a saúde mental e intervenções grupais como suporte social na construção de redes de apoio, descrição de oficina de curta duração como estratégia de aprendizagem no ensino técnico e superior.

O livro demonstrar, por meio de relatos de experiência, o que é possível fazer no contexto da educação escolar e do conhecimento teórico em psicologia. Busca sensibilizar os profissionais, pais e responsáveis para práticas críticas, emancipatórias e socialmente referenciadas. Apontam a adoção de uma postura investigativa por parte dos psicólogos como forma de intervir na realidade para conhecê-la e transformá-la. Apresenta a psicologia como uma possibilidade prática e política para a superação das condições desumanas impostas a adultos e crianças, docentes e discentes com os quais os profissionais se relacionam. E evidencia que tanto o psicólogo quanto o professor dependem de conhecimentos sobre as dimensões educativas e psicológicas nas suas formações.

 

Leia a obra: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/VOLUME_1220200624122002.pdf

 

Autoras servidoras do IFPA:

Aline Gonçalves Batista da Silva

Graduação em Pedagogia pela UFPA, Especialista em Educação à Distância e tecnologias educacionais pelo Centro Universitário de Maringá. Mestrado em Políticas Públicas pela UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas GEPEBATO. Pedagoga do IFPA - Campus Abaetetuba. E-mail: aline.batista@ifpa.edu.br

Emanuele Cordeiro Chaves

Graduada em Enfermagem pela UEPA. Especialista em Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde pela Faculdade de Educação Metropolitana da Amazônia. Mestra e Doutoranda em Doenças Tropicais pelo Núcleo de Medicina Tropical da UFPA. Enfermeira do IFPA - Campus Abaetetuba. E-mail: emanuele.cordeiro@ifpa.edu.br

Estela Márcia França Aido Botelho

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2009-2013). Especialista em Infância, Família e Políticas Sociais na Amazônia pela UFPA (2014-2015). Mestranda em Psicologia Social e Clínica pela UFPA. Assistente Social do IFPA/CRMB. E-mail: estela.aido@ifpa.edu.br

Marília Mota de Miranda

Bacharelado e Formação do Psicólogo pela Universidade Federal do Pará. Especialização em MBA Gestão de Pessoas pela Faculdade da Amazônia (FAMA/ESTRATEGO) e de Sistema de Garantia de Crianças e Adolescentes (UFPA). Atua como Psicóloga na Reitoria do IFPA. E-mail: marilia.mota@ifpa.edu.br

Paula Danielle Souza Monteiro

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2006-2011). Mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela UFPA (2012-2014). Especialista em Neuropsicologia pelas Faculdades Ipiranga (2012-2014). Psicóloga do IFPA/CRMB. E-mail: paula.monteiro@ifpa.edu.br

 

 

 

 

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