Chamada Interna Apoio à Implementação das Oficinas 4.0

• Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2020, 18h52
  • Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2020, 21h12
  • Acessos: 2000

O Instituto Federal do Pará (IFPA) lançou a Chamada Interna 02/2020 com o objetivo de selecionar projetos voltados à implementação das Oficinas 4.0, de acordo com o Edital 02/2020 IFES/MEC. O Oficinas 4.0 é um programa de capacitação de estudantes em competências e habilidades requeridas pela Economia 4.0, combinadas ao empreendedorismo e à inovação. Será selecionada a proposta de um dos campi do Instituto para a implementação do programa. A proposta escolhida será submetida ao Edital 02/2020 – IFES/SETEC.

Os Planos de Trabalho podem ser submetidos até o dia 31 de julho e o resultado final será divulgado no dia 18 de agosto. A Seleção das propostas submetidas pelos campi será feita em duas etapas, a primeira consiste em análise documental e a segunda será através de avaliação da proposta.

A proposta submetida deve ter até quatro Planos de Trabalho. Cada Plano de Trabalho deverá ser executado por uma equipe específica e fazer referência a um projeto de inovação tecnológica relacionado a demanda real oriunda do setor produtivo. O Plano de Trabalho deverá ser composto por um professor coordenador, quatro professores orientadores de equipe e estudantes de diferentes níveis de educação, divididos em quatro equipes, regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio e de graduação oferecidos pelo IFPA.

O programa Oficinas 4.0 vai realizar oficinas extracurriculares, executadas em espaços de construção coletiva, por meio de aprendizagem baseada em projetos. As oficinas são voltadas à construção de soluções para demandas reais, oriundas do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver, em estudantes do ensino técnico, de graduação e pós-graduação, as competências e habilidades requeridas pela Economia 4.0, definida como a transformação do padrão da atividade econômica, baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados, que impacta transversalmente os três setores base da Economia.

Definições conceituais

Economia 4.0: transformação do padrão da atividade econômica, baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados, que impacta transversalmente os três setores base da Economia.

Oficinas 4.0: programa de oficinas extracurriculares, executadas em espaços de construção coletiva, por meio de aprendizagem baseada em projetos, voltadas à construção de soluções para demandas reais oriundas do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver, em estudantes do ensino técnico, de graduação e pós- graduação, as competências e habilidades requeridas pela Economia 4.0.

ETAPAS

Envio da Proposta do IFPA

19/08/2020

Leia o edital:  IFPA Chamada Oficinas 4 0