Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA em parceria com a Sespa realiza teste de Covid-19 para servidores

  • Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 15h19
  • Última atualização em Sexta, 11 de Setembro de 2020, 15h19
  • Acessos: 1320
imagem sem descrição.

 

O Instituto Federal do Pará (IFPA) realizou na manhã da terça-feira, 8 de setembro, teste para servidores e colaboradores que tiveram contato com os casos positivos da Covid-19. Os testes foram realizados na sala de reunião do prédio principal da Reitoria, no terceiro andar.

A ação é uma iniciativa do Gabinete da Reitoria em parceria com a equipe da Coordenação de Assistência e Qualidade de Vida (CAQV) da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa). A Sespa disponibilizou três enfermeiros para realizar 100 testes rápidos sorológicos com coleta de sangue periférico para detecção de anticorpos IgG para 2019-nCoV. “O objetivo é rastrear quem já teve contato com Covid-19 para poder fazer avaliação e um planejamento epidemiológico do retorno das atividades. Foram solicitados 200 testes para a Sespa, mas não havia no estoque”, informou a enfermeira Keila Vargas.

Diante do quantitativo de testes liberados, foi utilizado como critério de seleção os colaboradores e servidores que estão desenvolvendo atividade presencial, não testados positivo para COVID-19, usuários de transporte público, apresentação de sintomas da doença durante o período de isolamento ou contato com pessoas infectadas.

A servidora técnica em contabilidade, Edilene Andrade Ferreira, que teve familiares com quadro leve de Covid-19, foi uma das que fizeram o teste. “Acho muito importante esta ação para sabermos se já tivemos o contato ou não com o vírus”, avalia.

Durante a testagem, os servidores foram orientados a manter distanciamento de 1,5 m e uso de máscara. O resultado de cada teste levou de 15 a 20 minutos e indicava se o servidor/colaborador tem ou não anticorpos do coronavírus SARS-COV-2 (molécula IgG). A equipe de saúde orienta que as medidas de higiene devem ser mantidas independentemente do resultado, seguindo o protocolo de segurança estabelecido nas Diretrizes de Retorno das Atividades Presenciais.

A CAQV constatou que 67% dos profissionais da Reitoria do IFPA ainda não têm anticorpos contra o coronavírus SARS-COV-2 e 33% dos testados já possuem IgG positivo.

 

 

 

 

 

Entendendo o resultado do teste sorológico

O teste com sangue periférico é feito com base na sorologia, o líquido separado do sangue após coagulação do mesmo. O exame sorológico serve para identificar dois tipos de moléculas: a IgM e a IgG.

A IgM é a molécula que se forma logo após o primeiro contato com uma infecção. É por conta dela que o corpo organiza o ataque inicial para combater os patógenos. Como sua principal característica é ter vida curta, só é detectada no início da infecção.

A IgG é uma molécula que demora mais tempo para ser formada. Ela impede a reinfecção da doença e é responsável pelo reconhecimento e combate do vírus ou bactéria causador da doença.

registrado em:
Fim do conteúdo da página