PDI 2019-2023 passa por processo de revisão

• Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 12h27
  • Última atualização em Quarta, 29 de Junho de 2022, 11h08

Guiar o planejamento e as ações de gestão do Instituto Federal do Pará (IFPA), esse é o papel do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), mas para ser um instrumento eficiente, as metas e propostas do documento devem estar sempre alinhadas com a capacidade técnico-administrativa e orçamentária do Instituto. Para isso, o PDI passa por um processo de revisão, coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin), por meio da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DDIN), que é responsável pela elaboração e atualização dos instrumentos de gestão do IFPA.

“Todo planejamento deve ser flexível, pois algumas metas, às vezes por falta de recursos financeiros ou de pessoal, podem ficar inviáveis, ou o cenário externo pode mudar. Diante disso, é importante alterar as metas ou mudar a estratégia. Algumas metas também podem ter sido superestimadas ou subestimadas, daí a necessidade de ajustes. Além disso, uma Instrução Normativa do Ministério da Economia está exigindo que os PDIs dos órgãos públicos sejam atualizados e passem a valer já a partir de janeiro de 2021”, explica o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Raimundo Sanches.

Cada PDI tem a duração de quatro anos, atualmente, o PDI em vigência corresponde ao período de 2019-2023. O capítulo 15 do documento prevê o Processo de Monitoramento, Controle e Revisão, que deve ser realizado por uma comissão composta por representantes das categorias docente, discente e técnicos administrativos, do Colégio de Dirigentes (Codir), do Conselho Superior (Consup) da gestão do IFPA, podendo também ser complementada com representantes de todas as unidades administrativas da instituição. As comissões locais e central do processo de revisão já foram instituídas e, no momento, as unidades do IFPA, Campi e Reitoria, estão revisando as informações dos capítulos do PDI.

A Comissão central se reúne várias vezes ao longo do processo. Todas as unidades da Reitoria e dos Campi são consultadas sobre os capítulos a serem revisados e, após a consolidação dos trabalhos, é feita uma socialização da revisão para apreciação e contribuições finais da comunidade acadêmica, por meio do site institucional, o que, segundo o cronograma do Plano de Ação, está previsto para acontecer entre 05 e 23 de outubro. Ao final, o documento é enviado à Procuradoria e submetido à apreciação do Codir e aprovação do Consup, no dia 10 de dezembro.

Todo PDI passa por uma fase de revisão, no entanto, esse ano há uma razão a mais para rever as metas e planos: a pandemia da Covid-19. “Parte dos ajustes a serem feitos no PDI irão ocorrer em consequência da pandemia. Algumas turmas planejadas para serem ofertadas em 2020, por exemplo, não serão ofertadas. Consequentemente também, algumas que deveriam ser ofertadas em 2021 não o serão. Isso impactará as ofertas de 2022 e 2023. Por isso, são necessárias alterações no PDI. Além disso, a novidade será a realização do processo de revisão de forma quase exclusiva por meios virtuais. As reuniões serão online e a consulta pública será através do SIG. As alterações dos itens que compõem o PDI também serão feitas através do googledrive, pelos membros da comissão, sendo, portanto, uma construção participativa e colaborativa”, destaca o Pró-Reitor.

O PDI é um instrumento que planeja e guia as ações de gestão do IFPA, a partir da identidade da instituição, filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver. O documento é construído coletivamente por vários setores do instituto e passa por constante acompanhamento, a fim de não perder o foco no atendimento às necessidades de alunos, servidores e sociedade.