Membros da equipe de judô do IFPA ganham premiação

• Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 12h53
  • Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 12h53

O professor de Educação Física do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Belém, Alam Saraiva, ganhou mais um prêmio pela sua atuação no Judô. Ele foi vencedor na categoria Técnico Desporto Olímpico Interclubes, da Premiação dos Melhores Profissionais de Educação Física de 2019, promovida pelo Conselho Regional de Educação Física do Pará e Amapá (CREF/18) para premiar os melhores educadores do ano. A premiação é uma das maiores da área da Educação Física do norte do país.

Alam Saraiva já tem histórico em premiações, em 2019 foi vencedor do troféu de melhor técnico da equipe campeã estadual geral da Federação Paraense de Judô (FPAJU) e, esse ano, foi campeão da premiação do Cref pela segunda vez. “Fico feliz, pois essa premiação é o reconhecimento de um trabalho realizado com eficiência, e conquistar por dois anos consecutivos é motivo de satisfação profissional”, afirma o professor.

Além de docente, Alam Saraiva é Coordenador do Projeto Social de Judô no IFPA. O projeto de extensão oferta aulas de Judô e Jiu-Jitsu para a comunidade em geral, foi através deste que Rafael Ribeiro teve o primeiro contato com o Judô, aos oito anos de idade, hoje ele é o atual vencedor do Troféu Camisa 13, que premia os atletas que se destacam entre todas as modalidades esportivas do último ano. Em 28 anos de Troféu, só quatro atletas do Judô ganharam o prêmio e Rafael Ribeiro é um deles.

“Receber o troféu camisa 13 pra mim significa muito, é muito importante. Confesso que foi uma certa surpresa, até porque esse ano foram 13 federações participando, cada federação indica o seu melhor atleta, eu fui indicado pela federação de judô justamente por ser ainda o líder do ranking estadual na minha categoria. Ser escolhido pra ganhar esse troféu, dessa categoria, pra mim foi grandioso, porque é um único troféu então é um grupo muito seleto”, conta o atleta.

Rafael Ribeiro sempre treinou Judô no IFPA e já faz parte da equipe há 20 anos, hoje ele desempenha a função de braço direito do professor Alam, devido à experiência como atleta, como membro da seleção paraense e da seleção brasileira e por ser acadêmico de Educação Física. “Eu fico muito feliz, é muito legal ser formado e continuar até hoje, com 28 anos, com o mesmo professor, na mesma equipe, isso é coisa rara, eu pelo menos não conheço alguém que tenha começado num lugar e ainda esteja nesse mesmo lugar, então eu tenho muito orgulho de representar o IFPA e esse projeto maravilhoso de extensão que é o nosso projeto de Judô e Jiu-Jitsu”, afirma Rafael.