IFPA PUBLICA EDITAIS PARA SELEÇÃO DE PARTICIPANTES PARA O PIBID E PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

• Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2020, 12h52
  • Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2020, 22h23

O IFPA aprovou junto à Capes 144 bolsas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e 120 bolsas para o Programa de Residência Pedagógica no primeiro semestre de 2020. Com a retomada dos calendários acadêmicos dos campi, chegou o momento de fazer a seleção dos participantes (estudantes de cursos de licenciatura e professores da rede pública de educação) que irão compor os núcleos dos subprojetos aprovados, cujas atividades estão previstas para iniciar no dia 16 de novembro de 2020.

Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Ensino do IFPA publicou os Editais 03, 04, 05 e 06/2020, de seleção de estudantes residentes e docentes preceptores para o Programa de Residência Pedagógica (Editais 03 e 04/2020) e de estudantes de iniciação à docência e docentes supervisores para o PIBID (Editais 05 e 06/2020), cujas inscrições iniciam nesta segunda-feira, dia 05 de outubro de 2020.

O PIBID e a Residência Pedagógica

Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o Pibid estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início de sua formação. Os estudantes serão acompanhados por um professor da escola de educação básica, designado supervisor, com formação e atuação na mesma área de ensino do licenciando e por um docente de sua instituição de ensino superior, designado coordenador de área.

Já o Programa de Residência Pedagógica induz ao aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica. Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola, designado preceptor, com formação e atuação na mesma área de ensino do licenciando, e por um docente de instituição de educação superior, designado professor orientador.

O Pibid e o Programa de Residência Pedagógica propõem o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura, bem como o repensar da prática pedagógica dos docentes da rede pública de ensino, a partir de experiências inovadoras.

Inscrições - Editais 07, 08, 09 e 10/2020

O período de inscrição para participar do processo seletivo será a partir do dia 05 de novembro de 2020 até as às 23:59 do dia 10 de novembro de 2020, exclusivamente através dos seguintes endereços eletrônicos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (inscrição para o Programa de Residência Pedagógica) e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (inscrição para o Pibid). Os critérios para participação, os documentos necessários para inscrição e as demais regras do processo seletivo estão descritos nos editais e dúvidas dos candidatos podem ser encaminhados para esses e-mails.

Confira na íntegra os Editais 07, 08, 09 e 10/2020, da Pró-Reitoria de Ensino do IFPA.

EDITAL 07/2020 - PROEN (seleção de estudantes residentes para a Residência Pedagógica)

- EDITAL 08/2020 - PROEN (seleção de docentes preceptores para a Residência Pedagógica)

- EDITAL 09/2020 - PROEN (seleção de estudantes de iniciação à docência para o Pibid)

- EDITAL 10/2020 - PROEN (seleção de docentes supervisores para o Pibid)

Inscrições - Editais 03, 04, 05 e 06/2020

O período de inscrição para participar do processo seletivo será a partir do dia 05 de outubro de 2020 até as às 23:59 do dia 19 de outubro de 2020, exclusivamente através dos seguintes endereços eletrônicos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (inscrição para o Programa de Residência Pedagógica) e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (inscrição para o Pibid). Os critérios para participação, os documentos necessários para inscrição e as demais regras do processo seletivo estão descritos nos editais e dúvidas dos candidatos podem ser encaminhados para esses e-mails.

Confira na íntegra os Editais 03, 04, 05 e 06/2020, da Pró-Reitoria de Ensino do IFPA.

- EDITAL 03/2020 - PROEN (seleção de estudantes residentes para a Residência Pedagógica)

- EDITAL 04/2020 - PROEN (seleção de docentes preceptores para a Residência Pedagógica)

- EDITAL 05/2020 - PROEN (seleção de estudantes de iniciação à docência para o Pibid)

- EDITAL 06/2020 - PROEN (seleção de docentes supervisores para o Pibid)