IFPA divulga edital de seleção de estudantes para os cursos de graduação em Itaituba

• Publicado: Sexta, 09 de Abril de 2021, 19h52
  • Última atualização em Sexta, 09 de Abril de 2021, 19h54
  • Acessos: 1913

O Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Itatituba divulgou nesta sexta-feira, 9 de abril, no site do Prosel em www.prosel.ifpa.edu.br, o Edital Nº 1/2021 com oferta de 93 vagas em cursos de graduação na modalidade presencial. Os candidatos podem escolher quatro opções de cursos: Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Sanitária ou Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 10 a 13 de abril, exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA, no endereço eletrônico www.prosel.ifpa.edu.br, através de formulário eletrônico próprio.

A seleção será exclusivamente com base na análise curricular dos candidatos. Os selecionados pelo IFPA campus Itaituba ingressarão no 1° semestre do ano letivo de 2021, conforme Calendário Acadêmico do Campus.

Cada candidato deve acompanhar as publicações deste edital no site do processo seletivo, no endereço eletrônico www.prosel.ifpa.edu.br, realizando, dentro dos prazos, os procedimentos e entrega de documentos exigidos para habilitação de matrícula na instituição, inclusive obedecendo os horários e locais de atendimento.

Para saber mais sobre os cursos ou outras informações referentes ao processo seletivo, basta entrar em contato com e-mail da Coordenação de Seleção Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O IFPA informa aos candidatos que não envia comunicação individualizada por telefone ou por Correios, SMS, e-mail ou WhatsApp, para fins de acompanhamento do cronograma do Processo Seletivo 2021.1. Todas as etapas e regras deste edital devem ser acompanhadas pelo site do Prosel.

Das vagas e cursos

Ao todo são 93 (noventa e três) vagas, sendo:

- Ciências Biológicas – 24 vagas – Licenciatura;

- Engenharia Agronômica – 21 vagas – Bacharelado;

- Engenharia Ambiental e Sanitária – 24 vagas – Bacharelado; e

- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 24 vagas – Tecnologia.

Requisitos para concorrer à vaga

Para ingressar nos cursos superiores de graduação ofertados pelo IFPA exige-se que o candidato tenha concluído o Ensino Médio, ou ensino técnico de nível médio, ou ensino equivalente, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou que tenha obtido certificado de conclusão do Ensino Médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA, ou por exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos Sistemas Estaduais de Ensino.

Garantias legais

Do total de vagas ofertadas por curso, no mínimo 50% (cinquenta por cento) são reservadas a candidatos egressos de escola pública, e constituem o sistema de cotas. São reservadas 20 (vinte) vagas para ações afirmativas especificadas no edital.

O sistema de cotas segue as orientações da Lei n° 12.711/2012, alterada pela Lei n° 13.409/2016, do Decreto nº 7.824/2012, alterado pelo Decreto n° 9.034/2017 e da Portaria Normativa n° 18 de 11/10/2012 do Ministério da Educação, alterada pela Portaria Normativa nº 09/2017 do mesmo ministério, e reserva, em cada curso e turno, no mínimo 50% das vagas a candidatos egressos de escola pública.

A habilitação de matrícula do candidato aprovado no processo seletivo ou classificado em lista de espera, concorrente para vagas reservadas pelo sistema de cotas, fica condicionada à apresentação do(s) respectivo(s) documento(s) comprobatório(s) da situação de cursado em escola pública integralmente o ensino médio e da comprovação de renda familiar bruta mensal per capita.

Das inscrições

Para realizar sua inscrição, o candidato deverá ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio ou ensino equivalente, e ter em mãos os seguintes documentos:

- CPF próprio;

- Documentação de identificação com foto: Cédulas de identidade expedida por Secretarias de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

- Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou ensino equivalente; ou Boletim de Notas do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM de uma das edições dos anos de 2017, 2018, 2019 ou 2020; ou Boletim de notas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA Ensino Médio; ou Boletim de notas de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de Ensino Médio; ou Declaração de média relativa ao Ensino Médio ou equivalente, devidamente assinada, fornecida pela escola em que o candidato estudou; e

- Correio eletrônico (e-mail). Caso não possua, deverá criar sua conta de e-mail válida para proceder a inscrição.

No preenchimento do Formulário de Inscrição, o candidato informará o número de seu CPF, seus dados pessoais, escolherá o curso e turno e a modalidade de concorrência.

Leia o Edital AQUI!