IFPA promove evento sobre cultura, educação e territorialidades indígenas na Amazônia

Submissão de resumos pode ser feita até dia 17 de abril

• Publicado: Quarta, 14 de Abril de 2021, 21h51
  • Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 21h57

O Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Rural de Marabá realiza, de 28 a 29 de abril, o I Colóquio de Pesquisa do GPTIE: Cultura, Educação e Territorialidades Indígenas na Amazônia. O evento é uma das iniciativas do Grupo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etnoenvolvimento (GPTIE) para a promoção de debates intercultural e interdisciplinar entre pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, estudantes e comunidade indígena. O evento será transmitido pelo youtube pelo link http:bit.ly/gptie aos inscritos pela plataforma Google Meet.

A proposta do evento é promover reflexões acerca das dinâmicas socioculturais e do protagonismo dos povos indígenas na Amazônia, no passado e na contemporaneidade. O I Colóquio se propõe a destacar as diferentes experiências indígenas no que concerne aos processos educativos (endógenos e exógenos); a dinamicidade e territorialidades das culturas indígenas na Amazônia.

Interessados em participar podem submeter seus resumos para apresentação oral até dia 17 de abril por meio do endereço: https://www.even3.com.br/icoloquiogptie2021 . As pesquisas e relatos poderão ser socializadas em dois grupos de trabalhos. O grupo Culturas Indígenas e Projetos Educativos na Amazônia  (GT: 1 E 3) discutirá os trabalhos de historiadores, linguistas, antropólogos, geógrafos, educadores e pesquisadores indígenas. Enquanto o grupo Etnoenvolvimento, Territorialidades e Projetos societários (GT: 2 e 4) abordará trabalhos com temas e reflexões sobre o debate espacial e territorial com uma reflexão sobre fronteira e contato interétnico, a partir do qual os grupos étnicos desta região, reconfiguraram suas praticas e processos de organização e reorganização de seus modos de vida dentro da dinâmica política e de conflitos.

Programação:

No dia 28, o evento iniciará às 9h com evento cultural e Conferência de Abertura de 10h às 12h.

No período da tarde, ao longo dos dois dias, estão previstas as apresentações dos grupos de trabalho no horário de 14 às 17h.

No segundo dia, 29 de abril, serão duas mesas de debates, “Desafios da Educação Escolar Indígena em tempo de pandemiaemia”, 9 h às-10h 30 min;  “Etnoenvolvimento, Memória e Territorialidades”, 10h 30 min às 12h. A Conferência de Encerramento está prevista para 16h 40 min às 17h 30 min, com o lançamento do livro Sociedades Indígenas na Amazônia: territorialidades, história e processos educativos. A obra foi organizada por Maria Cristina Macedo Alencar, Ribamar Ribeiro Junior e Ronnelle de Azevedo-Lopes.