Aluna do IFPA está entre os vencedores da Maratona Territórios do Brasil

• Publicado: Segunda, 07 de Junho de 2021, 16h18
  • Última atualização em Segunda, 07 de Junho de 2021, 18h15

Eco-refrigerador Farmacêutico conquistou o primeiro lugar na categoria Bioeconomia da Maratona Territórios do Brasil, uma competição de inovação online que tem como objetivo buscar soluções que ajudem a potencializar o desenvolvimento territorial das regiões Norte e Nordeste do Brasil. O evento foi realizado no período de 21 a 23 de maio. Na classificação geral, equipe ficou em segundo lugar e conquistou a premiação de R$ 2.000,00 pela inovação apresentada.

O projeto foi elaborado e desenvolvido pela estudante Luciana da Costa Mesquita, do Campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA), em parceria com os estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Ana Luísa da Costa Mesquita, João Luiz Pontes de Araújo, Marcos Gabriel Silva e Silva, Walmira Ferreira Lopes e William de Brito Pantoja. Os jovens foram orientados pelo professor da UFRA, Walace Elias

A equipe apresentou um refrigerador sustentável, alimentado por células fotovoltaicas, de baixo custo, desenvolvido para ajudar as comunidades remotas da Amazônia Legal a enfrentarem o problema da falta de energia elétrica, proporcionando acesso à vacinação por meio do aproveitamento do potencial energético da energia solar. O Projeto foi o vencedor da categoria Bioeconomia, na qual deveriam ser propostas soluções para alavancar a Bioeconomia, Segurança Alimentar e Nutricional e aplicações para o aproveitamento integral de matérias-primas agroindustriais, fontes renováveis de energia, redução de perdas e desperdícios, entre outros que possam melhorar a vida das comunidades e inspirar novos negócios e serviços.

Para Luciana Mesquita, participar da Maratona foi uma experiência totalmente nova, que lhe proporcionou muitos aprendizados. “Foi uma experiência incrível, única. Eu nunca tinha participado de um evento assim e foi um privilégio estar na Equipe 03, ainda mais sendo formada por estudantes universitários e eu sendo a representante do ensino médio. No processo de aprofundamento da ideia do projeto, eu precisei ler alguns textos para ficar por dentro do assunto. Posso dizer que em poucos minutos de leitura, descobri muitas coisas. Naquele momento, eu pude entender que o trabalho de levar vacinas para as áreas remotas é ainda mais desafiador”, conta a estudante.

A Maratona foi dividida em três etapas: a concepção de ideias, o desenvolvimento de um modelo do projeto e a apresentação da solução criada. Os participantes formaram grupos e, acompanhados por mentores de diversas áreas do conhecimento, escolheram um desafio proposto e criaram o projeto, que foi avaliado e votado por jurados. As melhores soluções receberam prêmios em dinheiro e o protótipo do Eco-refrigerador irá para uma incubadora, para ser desenvolvido junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e algumas empresas da iniciativa privada.

“Primeiro nós fizemos uma reunião onde os participantes da equipe trouxeram possíveis ideias para um projeto. Depois de discutirmos e de levarmos em consideração o momento em que estamos vivendo de pandemia, juntamos um pouco das outras ideias até que formamos o projeto principal do Eco-refrigerador. Foi trabalho em equipe desde a escolha do desafio até a entrega da última tarefa”, explica Luciana Mesquita.

Maratona Territórios do Brasil é um evento de popularização da ciência, tecnologia e inovação, voltado para estudantes, professores e empreendedores dos territórios do Brasil, com o propósito de gerar soluções que potencializem micro e pequenas empresas da região norte-nordeste, afetadas pela pandemia da Covid-19. Engloba três categorias: Turismo comunitário, Conexão Agro e Bioeconomia. O evento foi totalmente online e fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal e CNPQ. As equipes para participarem precisavam ser compostas por estudantes do ensino superior e médio.

O Eco-refrigerador, juntamente com as outras três tecnologias selecionadas como melhores soluções, serão aceleradas pelo Programa Sebrae Bahia. “Através do reconhecimento das conquistas de nossos alunos esperamos dar continuidade com os estudos de geração de energias renováveis em projetos de pesquisas, elaboração de artigos técnicos-científicos para divulgar nossos resultados e claro, buscar recursos junto ao governo federal, estadual e iniciativas privadas para colocar em prática nosso protótipo. Enquanto instituição de ensino superior, esperamos levar essas soluções de baixo custo à todas as comunidades carentes e que sofrem com a escassez de energias elétricas”, explica o professor Walace Elias.

Conheça as soluções apresentadas nesta edição da Maratona Territórios do Brasil: https://territoriosdobrasil.com.br/solutions/