Diálogos Brasil-França pode criar oportunidades de formação e profissionalização

• Publicado: Quarta, 18 de Maio de 2022, 10h12
  • Última atualização em Quarta, 18 de Maio de 2022, 10h12

Na segunda-feira, 16 de maio, uma representante do Centro Jean Monnet e Centro Max Weber da Universidade Jean Monnet, localizados em Saint Etienne, França, visitou a Reitoria do Instituto Federal do Pará (IFPA) para tratar sobre o projeto de pesquisa Corpo, Gênero e Sexualidade na Educação Profissional e Tecnológica: cenários epistemológicos e subjetivos. Esta organização francesa firmou parceria com o Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFPA e os Institutos Federais do Pernambuco (IFPE) e de Rio Grande do Norte (IFRN).

Trata-se de uma ação coordenada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppg), pelos professores do ProfEPT e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) para a promoção de atividades de educação profissional no Brasil e na França. Uma das primeiras ações resultante desta parceria é o Seminário “Diálogos Brasil-França sobre Educação Profissional e Tecnológica – 2022” que está ocorrendo nesta semana, de 16 a 20 de maio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por estudantes, pesquisadores e docentes pelo link: https://www.even3.com.br/ept2022. O evento será transmitido nos seguintes endereços on-line: https://meet.google.com/age-fgdj-qui?hs=224 ou https://bityli.com/RDNTmq.

O Seminário Brasil – França promoverá mesas redondas e rodas de conversas sobre os estudos desenvolvidos nos dois países, além da apresentação de possibilidades de mobilidade acadêmica de pesquisadores e pesquisadoras para o Centro Max Weber.

Durante a reunião de trabalho e planejamento do Acordo de Cooperação com a Universidade Jean Monnet e o IFPA, a representante do Centro Jean Monnet e Centre Max Weber, professora Julie Thomas, teve a oportunidade de dialogar com o Coordenador do ProfEPT/IFPA, Professor Tiago Veloso; a Coordenadora no IFPA do Projeto Corpo, Gênero e Sexualidade na Educação Profissional – coordenado pelo Observatório da Diversidade do IFRN –, Profa. Natália Cavalcanti; o representante da Proppg, Prof. Saulo Rafael, a Coordenadora de Relações Interinstitucionais e Internacionalização, Profa. Regina Coeli Morais Krelling, e a professora em Hospitalidade e Lazer do IFPA campus Belém Anaryê Ibotira.

O evento possui fundamental importância para a Proppg, pois amplia as possibilidades de intercâmbio de conhecimentos e estabelecimento de parcerias para a realização de pesquisa conjunta, explica o professor Saulo Rafael. “A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior recomenda que os programas de Pós-graduação promovam ações de internacionalização para o avanço nos conhecimentos científicos”, afirma.

"Essa parceria, com instituições estrangeiras, fortalece o ensino, a pesquisa, a extensão e dá visibilidade à nossa Instituição, contribuindo para o processo de internacionalização da educação, oferecendo experiências enriquecedoras aos nossos alunos, nosso maior e mais importante público", destaca a professora Regina Krelling.

O professor Tiago Veloso explica que no ProfEPT, pretendem dar continuidade e fortalecer as parcerias acadêmicas para construir possibilidades de estudos comparados in loco sobre Educação Profissional na França e no Brasil, no caso de pesquisadores estrangeiros. “A ideia é    desenvolver experiências de mobilidade acadêmica entre docentes e estudantes da Universidade Jean Monnet. E, assim, contribuir com a internacionalização no IFPA”.

A professora Natália Cavalcanti acredita que os estudantes e os docentes do Programa poderão se beneficiar com as relações acadêmicas entre a Universidade Jean Monnet e o IFPA. “No âmbito dos projetos em andamento com o IFPA, IFRN e IFPE haverá um fortalecimento da internacionalização das pesquisas desenvolvidas na pós-graduação strictu sensu”, garante.