Fornecimento de Silício a forrageiras foi tema artigo publicado em revista internacional

• Publicado: Terça, 24 de Maio de 2022, 17h24
  • Última atualização em Terça, 24 de Maio de 2022, 18h28

A absorção de nutrientes pela ingestão de plantas depende da disponibilidade de nutrientes do solo. O potencial de resposta à adubação é uma ferramenta utilizada para interpretação desse comportamento nutricional de forrageiras. E este foi o objetivo do artigo “Silício atenua o estresse nutricional de deficiência de nitrogênio, fósforo e cálcio em duas plantas forrageiras” publicado nos Relatórios Científicos da Revista Nature em abril de 2022. A publicação é resultante da qualificação em doutorado interinstitucional (Dinter) ofertada pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Castanhal e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Um dos autores do artigo, o agrônomo William Bruno Silva Araújo, é servidor no Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Rural de Marabá há 11 anos, leciona no curso de Agroecologia. Ele explica que o artigo foi escrito em parceria com os colegas de doutorado Gelza Carliane Marques Teixeira & Antonio Márcio Souza Rocha, sob a orientação do professor Dr. Renato de Mello Prado –Um profissional com reconhecimento internacional na área de nutrição de plantas, bolsista de produtividade no CNPq nível 1B, coordenador do Grupo de Estudo em Nutrição de Plantas da Unesp (Genplant)

Há várias pesquisas sobre o uso do Silício sendo desenvolvidas nas universidades brasileiras, no entanto, professor Bruno destaca que a maior parte dessas pesquisas evidenciam os efeitos benéficos do silício em plantas sob estresse biótico e, quando abiótico, referem-se aos danos por salinidade, toxicidade de elementos químicos e estresse hídrico. Seu artigo, diferentemente dos demais, aborda os benefícios do Si nos distúrbios nutricionais em duas espécies pontuais: Urochloa brizantha cv. Marandu (Experimento 1) e Megathyrsus maximum cv. Massai (Experimento 2). O estudo destas duas variedades de forrageiras teve como foco o aumento da produtividade e da sustentabilidade, pois são plantas tropicais cultivadas na região sudeste do estado do Pará, onde a pecuária bovina é uma atividade de grande expressão. O professor explica que a pesquisa foi desenvolvida em uma casa de vegetação, um ambiente controlado, que permitia acompanhar e estudar o desenvolvimento dos experimentos em solução nutritiva. Os cultivos foram realizados de forma simultânea. Os sais solúveis (produtos químicos utilizados para a preparação das soluções nutritivas) utilizados no processo foram adquiridos com recursos disponibilizados pelo IFPA, uma ajuda de custo no valor de R$3.000,00.

“O cultivo em solução nutritiva possibilitou simular uma condição de nutrição equilibrada e identificar as deficiências isoladas de nitrogênio (N), fósforo (P) e cálcio (Ca), limitando o fornecimento destes nutrientes para as plantas, na ausência (-Si) e presença de silício (+Si). A fonte de Si foi o silicato de sódio estabilizado com sorbitol (94,2 g L-1 de Si, 60 g L-1 de Si e pH 12,6), na concentração de 2 mmol L-1, fornecido via solução nutritiva”, explica o professor Bruno.

A avaliação do desempenho das plantas nos diferentes tratamentos foi feita na presença e ausência de Si. Avaliaram, a partir da expressão de sinais clássicos de deficiência de nutrientes, o índice de vazamento de eletrólitos, o índice de cor verde e o rendimento quântico do fotossistema II. Também foram avaliados: compostos fenólicos, comprimento e número de perfilhos, matéria seca, acúmulo de Si e acúmulo e eficiência de uso de N, P e Ca.

Os resultados dessa pesquisa indicaram que o Si mitigou os efeitos da deficiência de N, P e Ca nos genótipos estudados. “Através da sua ação no sistema antioxidante das plantas, que reflete na melhoria da eficiência da fotossíntese e de uso de N, P e Ca induzindo aumento na produção de massa seca. O acréscimo de Si também teve efeito benéfico nas forrageiras sem estresse nutricional”, ressalta o professor.

É comum ter estresse nutricional em forrageiras devido à deficiência de N, P e Ca e em solo com manejo altamente tecnificado. Em condições assim, a adição de Si aliviaria a deficiência nutricional e acarretaria a sustentabilidade do cultivo das espécies estudadas, pois geralmente são cultivadas em solos tropicais de baixa fertilidade. “Portanto, o uso de Si poderia aumentar as eficiências nutricionais desses macronutrientes, favorecendo ou potencializando produção da matéria seca. Agora, é importante expandir esses estudos para outras espécies e em outros nutrientes, para aumentar o conhecimento sobre os benefícios do Si na fisiologia e nutrição de plantas forrageiras”, destaca o professor Bruno.

O artigo concluiu que o fornecimento de Si pode mitigar os efeitos das deficiências de N, P e Ca nas duas forrageiras e os mecanismos fisiológicos e nutricionais envolvidos na pesquisa. Será preciso novos estudos, em escala maior, para verificar se há ganhos nutricionais para os animais.

Scientific Reports

É um periódico de acesso gratuito que publica pesquisas das áreas das ciências naturais, psicologia, medicina e engenharia. Os artigos submetidos à revista passam por revisão por pares. O Scientific Reports é uma das publicações da Nature Research voltada às pesquisas cientificamente robustas e originais.

Acesse e leia o artigo: https://www.nature.com/articles/s41598-022-10615-z