IFPA campus Altamira tem alunos finalistas em Olimpíada de História

• Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 11h14
  • Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 11h14

Duas das quatro equipes paraenses que estão na final da 14ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) são do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Altamira. O resultado foi divulgado no dia 16 de junho. A prova final será aplicada em Campinas (SP), de forma presencial, em 20 de agosto. No dia seguinte, 21 de agosto, no Ginásio da Unicamp, serão anunciadas as equipes medalhistas. Serão entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze. As equipes que não forem premiadas receberão medalha de honra ao mérito.

Ao todo, foram seis fases online, realizadas nos meses de maio e junho, com duração de uma semana cada. As provas incluíam questões de múltipla escolha e realização de tarefas, que deviam ser respondidas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. Das 18000 equipes participantes da primeira fase, 320 entregaram todas as atividades, garantiram pontuação e estão na final.

A coordenadora do projeto no Campus Altamira, professora Jayza Monteiro Almeida, explica que este é o segundo ano que seus alunos participam da competição. Em 2021, os campi Altamira, Belém e Parauapebas do IFPA participaram da ONHB. E uma equipe de Parauapebas (Mario Washington Oliveira Ferreira - 3º Ano - Mecânica Integrado; Sâmia Nobre Santos - 3º Ano - Mecânica Integrado; Marissol da Camara Oliveira - 2º Ano - Meio Ambiente Integrado) orientada pelo professor David Durval Jesus Vieira garantiu medalha de cristal.

Com a experiência do ano passado, o Campus Altamira foi mais longe nesta edição, cadastrou três equipes – YKamiabas- Filhas da Lua, Guerreiras do Araguaia e Aracy– e, destas, as duas primeiras são finalistas e a última aguarda resultado em fila de espera. Professora Jayza ressalta que a pontuação da equipe YKamiabas foi a melhor entre as escolas públicas e por conta disso, as alunas terão as passagens aéreas pagas pela organização da ONHB para participar da final em Campinas.

O desempenho dos alunos do IFPA campus Altamira nesta olimpíada, garante Jayza, são resultados do projeto de ensino “Preparatório para a Olimpíada Nacional em História do Brasil” que conquistou o 2º lugar no “Esse IF é minha rua” de 2021.  O projeto passou por um balanço e reformulação, pois perceberam que para chegar à final da ONHB, era extremamente importante a colaboração de um docente de Língua Portuguesa. “A 5º e 6ª fase exigem muito dessa integração das disciplinas. Os alunos competidores do ano de 2022 foram alunos que competiram previamente no ano de 2021. Foram acrescidos mais três membros para que contassem com o apoio dos veteranos e perpetuassem o espírito da ONHB nos anos posteriores, tendo sempre uma equipe experiente e uma nova para dar o apoio e suporte necessário”, relata.

Além de Jayza, o projeto conta com o apoio dos professores Neles Maia da Silva (História) e Isabelly Raiane Silva dos Santos (Língua Portuguesa). “Foi particularmente importante o trabalho colaborativo das áreas de história e língua portuguesa para alcançar o resultado de finalistas”, afirma.

Cada equipe é composta por três estudantes:

Olimpíada de História (ONHB)

Aberta à participação de escolas brasileiras, a ONHB é uma realização do Departamento de História e da Associação Nacional de História (Anpuh) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Conta com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos. Para participar é preciso compor equipes com três alunos do ensino fundamental (8º e 9º ano) e/ou médio e um professor de História (orientador).

Os temas cobrados nas provas da ONHB envolvem questões sobre a História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades.

Esta olimpíada faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. E o desempenho dos participantes pode ser usado para concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem passar pelo vestibular.