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IFPA conclui formação dos membros das Comissões Próprias de Avaliação

  • Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 14h30
  • Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 14h30
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O Instituto Federal do Pará (IFPA) realizou, no período de 22 a 24 de junho, o quarto encontro do curso de Formação em Auto Avaliação Institucional promovido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). A atividade foi articulada pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) em parceria com a Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep) e contou com a presença de servidores membros das CPAs dos campi e reitoria. O pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Dr. Assis Leão da Silva, foi o facilitador da formação. A ação ocorreu no auditório do Centro de Tecnologias em Educação a Distância (Ctead) situado na Reitoria.

Para atender o que preconiza a Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o IFPA constituiu a CPA, responsável pela autoavaliação dos cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão, Infraestrutura.

Após o período de pandemia, para dar continuidade ao processo de autoavaliação, foi necessária a capacitação dos novos membros das CPAs. Nesta semana, foram reformulados os instrumentos de avaliação que serão utilizados pelo IFPA no ano que vem, no último ano do Ciclo 2021 a 2023. O professor Adriano Araújo da Silva, membro da CPA do IFPA campus Santarém, avalia que a formação foi muito importante, pois os atuais membros da CPA do IFPA não tinham experiência e isso exigia uma formação. Ele explica que o planejamento da avaliação institucional de uma instituição como o IFPA, tão grande e complexa, só é possível se for feito de forma coletiva. Todo o processo é organizado e conduzido pelas CPAs dos campi que são compostas por dois representantes de docentes, discentes, técnicos e sociedade civil organizada. “Cada membro trouxe as peculiaridades e realidades de seus campi de modo a construir um instrumento de avaliação que contemple todas as unidades”, explica.

As avaliações institucionais são feitas em ciclos de três em três anos por meio de aplicação de questionário à comunidade. Para tornar eficiente este trabalho e atualizar os instrumentos avaliativos, foi ofertada esta capacitação aos membros das CPAs. “Estes questionários são respondidos pelos discentes, docentes, técnicos administrativos que não são membro da CPA. O ciclo atual iniciou em 2021 e terminará em 2023. Já fizemos a avaliação de dois eixos em 2021, estamos fazendo avaliação de dois eixos este ano e faremos avaliação de um eixo em 2023”, destaca Silva.

O professor Silva comenta que o professor Assis Leão tem vasta experiência na área de avaliação e conduziu muito bem a formação com seu dinamismo e conhecimento. Ele afirma que o IFPA, nos últimos anos, vem melhorando muito seus instrumentos avaliativos e a própria avaliação. “Agora temos condições de melhorar significativamente a instituição, pois a gente avalia tudo, desde infraestrutura ao atendimento. Esta formação é um novo divisor de águas quando a gente fala sobre avaliação institucional. Isto, consequentemente, eleva a qualidade dos serviços prestados pelo IFPA”, avalia.  

Edilson Vinente de Sousa Júnior comenta que o IFPA, por meio desta capacitação, está trabalhando de forma contextualizada na construção da cultura de avaliação institucional de forma a permitir que as comunidades interna e externa possam ter indicadores para avaliar a atuação institucional de modo que os gestores consigam visualizar onde é preciso melhorar. Foram trabalhados dois eixos da avaliação institucional. “Planejamento, Desenvolvimento e Políticas Institucionais que tratam justamente da avaliação, dos resultados produzidos, da divulgação destes resultados para a comunidade e como estes resultados são aproveitados para as ações de desenvolvimento e construção de políticas institucionais do IFPA. Estamos alinhando as perguntas e indicadores que serão utilizados como metodologia de avaliação. Após a aprovação dos questionários, estaremos prontos para executar o Plano de Avaliação Institucional dos eixos que trabalhamos hoje”, explica.

A presidente da CPA Institucional, a professora Elzeni Oliveira da Silva, destaca que aceitou fazer parte da CPA para saber e entender todos os processos que ocorrem no IFPA para além da área em que ela atua. “A CPA é uma das comissões mais importantes dentro do Instituto porque, por meio da Autoavaliação, tem condições de dar uma resposta à sociedade e para a comunidade dos campi sobre o que estamos fazendo enquanto instituição”.

“É importante que servidores, alunos e comunidade externa participe das avaliações institucionais para ajudar a revelar o que está sendo feito e se o que está sendo desenvolvido tem eficiência e qualidade. Informando de maneira clara o que precisa melhorar e o que já está bom. É preciso que o participante seja o mais sincero possível para evitar criar uma máscara que pode ser desfeita diante das avaliações externas”, ressalta Silva.

O professor Jailson Bertoli Junior, membro da CPA do IFPA campus Marabá Rural, explica que o cenário econômico, social e institucional sofre mudanças ao longo dos anos e a avaliação institucional permite ter indicadores para redirecionar os rumos das políticas do Instituto. “Por isso, um questionário avaliativo aplicado em um ciclo não será adequado para outro, pois não vai condizer muito com a realidade atual. Este processo de revisão do instrumento de avaliação institucional é fundamental para otimizar o processo avaliativo de modo que ele possa fornecer dados reais, para que possa nortear as ações e a revisão do Planejamento Institucional”.

O questionário avaliativo precisa sempre ser revisado e aperfeiçoado para dar respostas coerentes com o contexto atual. A capacitação foi importante para os integrantes das comissões poderem compreender o que é a CPA, a atuação dela e os instrumentos avaliativos. “Lá no campus, a gente não tem uma visão do macroprocesso. Quando a gente vem aqui e vê todos os setores engajados e dialogando. A nossa visão se amplia e conseguimos ver o quanto esta comissão é importante para a sociedade e todo o IFPA. Todo este trabalho é voltado para a sociedade”, garante Bertoli.

 Texto: ASCOM IFPA Reitoria

 

 

 

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