IFPA PUBLICA NOVOS EDITAIS PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE ESTUDANTES E PROFESSORES BOLSISTAS DO PIBID E DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

• Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2023, 20h37
  • Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2023, 19h10

O IFPA já havia aprovado junto à Capes 144 bolsas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e 165 bolsas para o Programa de Residência Pedagógica (PRP) em 2022, por meio dos editais Capes 23 e 24/2022.

Em 2023, a Capes divulgou uma segunda chamada desses editais para destinar cotas complementares de bolsas aos projetos aprovados no edital de 2022, o que fez com o IFPA recebesse mais 336 bolsas de iniciação à docência (totalizando agora 480 bolsas para o Pibid) e 75 bolsas de residência pedagógica (totalizando agora 240 bolsas para o PRP).

As novas cotas de bolsas serão distribuídas por meio de processo seletivo para formação de cadastro de reserva de participantes (estudantes de cursos de licenciatura e professores da rede pública de educação) aptos a serem chamados, conforme a necessidade, para compor as vagas dos núcleos dos subprojetos aprovados.

Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Ensino do IFPA publicou os Editais 01, 02, 03 e 04/2023, de seleção de estudantes de iniciação à docência e docentes supervisores para o PIBID (Editais 01 e 02/2023) e de estudantes residentes e docentes preceptores para o Programa de Residência Pedagógica (Editais 03 e 04/2023), cujas inscrições acontecerão on-line de 15 a 19 de maio de 2023.

As bolsas, pagas mensalmente pela Capes, são no valor de 700,00 para estudantes e de 1.100,00 para professores, em ambos os programas.

O PIBID e a Residência Pedagógica

Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o Pibid estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início de sua formação. Os estudantes serão acompanhados por um professor da escola de educação básica, designado supervisor, com formação e atuação na mesma área de ensino do licenciando e por um docente de sua instituição de ensino superior, designado coordenador de área.

Já o Programa de Residência Pedagógica induz ao aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica. Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola, designado preceptor, com formação e atuação na mesma área de ensino do licenciando, e por um docente de instituição de educação superior, designado professor orientador.

O Pibid e o Programa de Residência Pedagógica propõem o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura, bem como o repensar da prática pedagógica dos docentes da rede pública de ensino, a partir de experiências inovadoras.

Inscrições

O período de inscrição para participar do processo seletivo será a partir do dia 15 de maio de 2023 até as às 23:59 do dia 19 de maio de 2023, exclusivamente através dos sites indicados nos editais.

Os critérios para participação, os documentos necessários para inscrição e as demais regras do processo seletivo estão descritos nos editais e dúvidas dos candidatos podem ser encaminhados para os e-mails indicados nos mesmos.

Confira na íntegra os Editais 01, 02, 03 e 04/2022, da Pró-Reitoria de Ensino do IFPA

·          EDITAL 01/2023-PROEN (formação de cadastro de reserva de estudantes de iniciação à docência para o Pibid)

·          EDITAL 02/2023-PROEN (formação de cadastro de reserva de docentes supervisores para o Pibid)

·          EDITAL 03/2023-PROEN (formação de cadastro de reserva de estudantes residentes para a Residência Pedagógica)