Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Tecnologia em Agroecologia do Campus Marabá Rural divulga edital de processo seletivo especial

  • Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 17h15
  • Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2023, 15h18
  • Acessos: 230
imagem sem descrição.

 

O Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Marabá Rural lança, dia 14 de novembro, o edital do Processo Seletivo Especial para preenchimento de 40 vagas na graduação de Tecnologia em Agroecologia e 60 vagas no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Os cursos são ofertados na modalidade de ensino presencial e em regime de internato.

O curso superior de Tecnologia em Agroecologia é para candidatos residentes em comunidades do campo como, por exemplo, agricultores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, assentados, trabalhadores rurais, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, caboclos. Enquanto o curso de Licenciatura em Educação do Campo é destinado a candidatos que atuam como educadores e vivem no campo e, ainda, não tem formação superior.

Não há cobrança de taxa de inscrição. As inscrições poderão ser realizadas no período de 16 de novembro a 1º de dezembro, de forma online através do formulário Google Forms, https://forms.gle/kQ3iGP5MKXHXJreW6 . Também disponível no site https://www.prosel.ifpa.edu.br. Seguindo as seguintes etapas: ETAPA 1: ESCOLHA DO CURSO E MODALIDADE DE CONCORRÊNCIA > ETAPA 2: DADOS PESSOAIS > ETAPA 3: ENDEREÇO COMPLETO > ETAPA 4: CONTATOS. O acompanhamento do PSE 2024.1 poderá ser realizado por meio do site https://www.prosel.ifpa.edu.br.

Para se candidatar, é preciso ter concluído ou ser concluinte do ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA), concluintes de curso técnico de nível médio, ou que tenha certificado do Enem ou do Encceja, ou, ainda, exame de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos.

Das vagas ofertadas, 50% são destinadas a egressos de escolas públicas. Se estas não forem preenchidas, serão destinadas a candidatos da modalidade de ampla concorrência.

O objetivo do curso de Tecnologia em Agroecologia é formar tecnólogos capazes de planejar, executar, monitorar, analisar e certificar sistemas de produção, articulado ao reconhecimento da diversidade ético e ecossistêmica amazônica, as potencialidades territoriais, nos princípios da agroecologia, na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e no diálogo permanente com os saberes tradicionais locais.

O curso de Licenciatura em Educação do Campo tem por objetivo formar em nível superior, profissionais para o efetivo exercício na docência nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio das redes de ensino, em uma das duas áreas de conhecimento: Ciências da Natureza (Biologia, Física, Química e Matemática) ou Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

Saiba mais em: https://prosel.ifpa.edu.br/pse-2024-1-graduacao-maraba-rural

registrado em:
Fim do conteúdo da página