Reitoria participa de Oficina de Planejamento Estratégico Participativo do PDI

Publicado: Sexta, 01 de Junho de 2018, 16h38 | Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 15h29 | Acessos: 3759

Servidores da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) reuniram-se essa semana para prestar suas contribuições na construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 (PDI). A Oficina de Planejamento Estratégico Participativo do PDI teve a duração de dois dias e aconteceu no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Voltada para Diretores, Coordenadores, Membros da Comissão Central e Técnicos Administrativos, a reunião teve como objetivo pensar a nova missão, visão e valores do PDI e orientar quanto aos objetivos estratégicos, indicadores e metas institucionais do documento.

O encontro faz parte de um processo que começou em janeiro e consiste na realização de reuniões, oficinas, conferências e assembleias, com a finalidade de consolidar o novo PDI do IFPA. A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin) visitou todos os campi do Instituto, durante os meses de março, abril e maio, levando a Oficina para cada Campus, a Reitoria foi a última unidade a participar do processo, encerrando o período de visitas.

“Como nós já ouvimos todos os 18 campi do IFPA, eu acho que também seria importante ouvirmos os servidores da Reitoria, para nos ajudar a elaborar o nosso Plano Estratégico Institucional. Essa oficina é para que nós possamos ouvir o pessoal da Reitoria, para saber dos servidores o que eles estão pensando em termos do IFPA que nós teremos para daqui a cinco anos e, também, nos ajudar a analisar o cenário e o ambiente de trabalho, analisar o que nós temos de pontos fortes hoje, na Reitoria, quais são as fraquezas e o que é preciso melhorar”, explica o Pró-Reitor da Prodin, Raimundo Sanches.

A partir da Oficina, os participantes puderam fazer uma análise situacional do ambiente interno, com seus pontos fortes e fracos, e do ambiente externo, identificando oportunidades e ameaças, a fim de definir um direcionamento estratégico para os próximos cinco anos e, com base nesse direcionamento, estabelecer a visão e os objetivos a serem alcançados. Para isso, os servidores assistiram a breves explicações sobre o assunto e depois formaram grupos de trabalhos, para discutir e propor novas declarações de Missão, Valores, Objetivos Estratégicos, Indicadores e Metas para o PDI.

Para ajudar na elaboração dos objetivos da Reitoria, foram apresentadas as forças e fraquezas propostas por cada Campus, em suas respectivas Oficinas. “Os campi identificaram o seu direcionamento estratégico, criaram as suas estratégias, foi feita a análise ambiental por meio da Swot e aí eles elencaram, inicialmente, quais seriam os objetivos estratégicos de cada uma dessas unidades, também levando em consideração os objetivos que foram apresentados pelas unidades da Reitoria”, conta a Diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Vanessa de Mello.

Para Raimundo Sanches, as contribuições que vieram dos campi e da Reitoria foram de grande importância para a construção do novo PDI. “Nós tivemos um retorno muito bom da participação da comunidade, na maioria dos Campi foi uma participação significativa, que dá uma mostra do que o campus representa, dos problemas que o campus tem. Então a comunidade pôde pensar isso e avaliamos como positiva essa participação, trouxemos, com toda certeza, muito conhecimento, podemos então fazer um PDI muito melhor do que foi o anterior, devido a essa gama de informações que estamos trazendo de todos os Campi do IFPA e de todos os segmentos, dos docentes, dos técnicos administrativos e também dos nossos alunos”, destaca o Pró-Reitor.

O Reitor Cláudio Alex da Rocha também avalia positivamente o processo que vem sendo realizado para a construção do novo PDI. “A gente acha que foi bastante proveitoso esse momento, foi um momento de reflexão, planejar exige isso: refletir, não tem como não refletir sobre o que fizemos ao longo desse período, aí eu faço um recorte desses três anos e do que a gente aponta pro futuro, não tem como fazer planejamento sem analisar esse cenário, sem fazermos essa reflexão”, ressalta o Reitor.

Agora que todos os Campi e a Reitoria participaram da Oficina, terá início uma nova etapa, uma reunião será realizada com a Comissão Central a fim de consolidar as informações que vieram dos Campi e da Reitoria. Todo o conteúdo elaborado nas Oficinas será analisado e dará origem a um documento só. Esse trabalho de consolidação vai resultar em uma minuta do PDI, que será apresentada ao Colégio de Dirigentes do IFPA e depois ficará disponível no site, por último, passará por uma aprovação do Conselho Superior, que fará a sua avaliação e dará seu parecer e as últimas contribuições para o documento. A previsão é que o PDI seja aprovado em agosto desse ano e entre em vigência a partir de janeiro de 2019.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria