Aula inaugural dá início às atividades do Mestrado ProfEPT

• Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 15h23
  • Última atualização em Segunda, 03 de Setembro de 2018, 16h26

O Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Pará (IFPA) iniciou as suas atividades com uma aula inaugural. O Auditório da Biblioteca do Campus Belém lotou de alunos, para a aula sobre a "História e constituição da educação profissional e tecnológica no Brasil e o papel dos Institutos Federais", ministrada pelo Professor Ronaldo Marcos de Araújo Lima, da Universidade Federal do Pará. O Professor possui reputação conhecida nacionalmente, pela sua produção acadêmica em torno do tema da educação profissional.

Coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), o Mestrado é ofertado em 36 polos em 2018, sendo um deles, o IFPA. Ao todo, foram ofertadas 20 vagas no Mestrado, em um processo seletivo que teve início em fevereiro desse ano. Das 20 vagas, 8 foram destinadas aos servidores do IFPA e 8 para ampla concorrência, além de 4 vagas para ações afirmativas. A seleção aconteceu por meio de uma prova objetiva, com 30 questões e uma questão discursiva, sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica.

Para o Professor Tiago dos Santos, Coordenador do curso, muitas são as expectativas em torno do Mestrado. “Esperamos que o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica honre a tradição do Instituto Federal de ser um dos grandes formadores dos quadros de educação em nossa capital, no estado e na região. Fazendo parte de uma rede de 36 Instituições Associadas em âmbito nacional, professores e alunos devem desempenhar um papel importante no fomento e disseminação de técnicas e metodologias que inovem na qualidade do ensino”, explica o Professor.

O Programa do Mestrado desenvolverá atividades em duas linhas de pesquisa: Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. “A proposta do Mestrado em educação tecnológica é desenvolver produtos educacionais que possibilitem o aprimoramento da educação profissional. Nesse aspecto, esse Mestrado segue o plano de desenvolvimento institucional do IFPA, que prevê a contínua melhoria dos serviços educacionais ofertados à sociedade, sendo o alcance da nota 4, segundo o MEC este ano de 2018, o melhor indício de que estamos no caminho correto”, destaca o Coordenador Tiago dos Santos.

O objetivo do curso é proporcionar formação visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. Trata-se de uma modalidade de estudo semipresencial, que conta com 10 doutores dos campi de Belém, Bragança e Marabá Rural.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria