Deflagrado o período de consulta à comunidade do IFPA

• Publicado: Quinta, 13 de Setembro de 2018, 00h00
  • Última atualização em Sábado, 15 de Setembro de 2018, 14h26

A Resolução nº 173/2018, redigida pelo Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Pará (IFPA), de 31 de agosto, dá abertura ao processo de consulta à comunidade escolar para a escolha do candidato ao cargo de Reitor do IFPA e para o cargo de Diretor Geral dos Campi: Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Marabá Rural, Santarém e Tucuruí. Todo o processo, a contar a data de publicação, deve ser finalizado em até 90 dias.

O documento designa uma comissão, conforme previsto no Decreto Nº 6.986, composta por membros do Conselho Superior do IFPA, que coordenará o processo de consulta à comunidade escolar para a escolha de membros das Comissões Eleitorais dos Campi e Reitoria, as quais serão responsáveis por conduzir todo o processo de escolha de candidato para Reitor e Diretor Geral. Os Conselheiros nomeados pela resolução são: Félix Júnior Justino do Carmo, Carlos Melo Júnior, Mário Médice Barbosa, Sady Salomão da Silva Alves e Alberto Vinícius Sousa Rocha. Félix Júnior Justino é o presidente da comissão.

Seguindo o processo de consulta, foi publicado o Edital Nº 012/2018 do Conselho Superior do IFPA convocando e estabelecendo as normas para a escolha dos membros representantes das comissões eleitorais locais e da comissão eleitoral central. Cada campus deverá constituir uma Comissão Eleitoral com a seguinte composição três representantes titulares e três suplentes de cada uma das categorias: do corpo docentes, dos técnicos administrativos, do corpo discente. A Reitoria terá a comissão composta por três representantes titulares e três suplentes dos técnicos administrativo em Educação. Em todos os casos, os membros devem ser eleitos por seus pares.

A Assembleia para a escolha dos representantes das Subcomissões Eleitorais Locais em cada Campus deve ser realizada na segunda-feira, dia 17 de setembro. A lista de eleitores habilitados a votar será aprovada no dia 14 de outubro e divulgada pela Comissão do Consup.  No dia da votação, cada eleitor receberá em seu e-mail cadastrado no sistema de votação as instruções, o link para a votação, a matrícula e a senha (gerada pelo sistema de votação) a serem utilizadas para registrar o voto. O eleitor poderá alterar o voto quantas vezes desejar, sendo que só será computado o último voto on-line realizado.

O Edital estabelece ainda as regras para as inscrições dos candidatos a membros das comissões eleitorais. Define que o prazo que os candidatos têm para a Campanha Eleitoral será de 27 a 30 de setembro. E o processo de eleição para a escolha da Comissão Eleitoral Local será realizado por meio de votação on-line. Cabe à Subcomissão Eleitoral Local realizar a divulgação, organização, publicação da relação de inscritos.

A eleição ocorre no dia 1º de outubro e o resultado será divulgado no dia 5 de outubro. Para saber tudo sobre o processo de consulta, acesse o site eleicoes.ifpa.edu.br.