Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

SICTI & SIMIT 2018 | X SICTI inicia com conferência e música

  • Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 18h18
  • Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 17h50
  • Acessos: 2341
imagem sem descrição.

 

Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento e Transformação Social

 

O X Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação e o III Simpósio de Inovação Tecnológica estão oficialmente abertos. Realizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG) do Instituto Federal do Pará (IFPA), os eventos iniciaram suas atividades na noite de ontem (18), no IFPA campus Parauapebas, com uma Conferência sobre a “Juventude e a Ciência que transforma”, a palestra abriu as discussões a respeito do tema central do Sicti: “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento e Transformação Social”.

Quem ministrou a palestra foi Professor Dr. Walery Reis, do IFPA Campus Paragominas. O Professor iniciou sua fala afirmando que a Ciência está presente na vida desde cedo, quando a criança começa a fazer seus primeiros questionamentos, montando e desmontando brinquedos a fim de entender o funcionamento das coisas. Walery Reis também destacou que o jovem pode ser um agente transformador e fazer mudanças na comunidade, tendo por isso um papel muito importante na Ciência.

Nesse processo, o IFPA se mostra como um grande incentivador. “Nós do Instituto Federal estamos fazendo história, os melhores professores, doutores, mestres, pós-doutores estão lá, eu tenho certeza que o aluno que entra no Instituto Federal vai carregar essa bandeira para o resto da vida, dizendo ‘eu entrei no Instituto, eu aprendi, eu fiz diferente, eu tive alguém que me ensinou e me mostrou uma realidade diferente e eu cresci’, então nós estamos fazendo história, nós fazemos um trabalho de qualidade”, afirmou o Professor.

Para o palestrante, é preciso que haja metodologias ativas, que incentivem o aluno a pensar e a fazer Ciência, as pesquisas devem ser estimuladas desde a infância, na intenção de formar jovens curiosos. O futuro, defende o Professor, resume-se em cinco palavras: Jovem, Educação, Ciência, Inovação e Empreendedorismo. A palestra também trouxe dados da produção científica no Brasil e casos de cientistas que estão fazendo história, além de mostrar experiências que deram certo. Para finalizar, o Professor deu pistas para incentivar a carreira científica, como promover aulas mais experimentais, aplicar no cotidiano tudo o que é visto em sala de aula e adotar de espaços mais criativos e empreendedores.

Abertura Oficial

A abertura oficial do SICTI ocorreu após a Conferência, iniciou com a apresentação da Banda de Música do Campus Tucuruí que animou os participantes executando músicas regionais, música de Bob Marley e Pink Floyd. A mesa foi composta pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG), Dr. Ana Paula Palheta Santana, representando o Reitor do IFPA, Dr. Cláudio Alex Jorge da Rocha; o Diretor-geral do IFPA Campus Parauapebas, Rubens Chaves Rodrigues; o representante do Prefeito municipal de Parauapebas, o secretário de planejamento, João Correia e a representante da Câmara Municipal de Parauapebas Eliene Soares.

A Pró-Reitoria, Ana Paula, frisou a importância da pesquisa na vida dos estudantes do Instituto e aproveitou para apresentar, aos participantes do evento, os Diretores dos campi que sediaram cada uma das 10 edições do SICTI. “A nossa formação não é feita somente da vivência da sala de aula, mas do lado humano. Este Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação do IFPA representa o que a Rede Federal nasceu para ser, um diferencial na formação e na trajetória acadêmica destes alunos, desde o primeiro momento do ensino médio. Despertar a vocação para a pesquisa dos discentes do IFPA tem sido nossa maior satisfação. Quem faz pesquisa desperta em si capacidade de análise e leitura do mundo, desenvolve a sociabilidade, a capacidade de trabalhar em equipe, de si reconhecer no outro e ser colaborativo. O Instituto Federal do Pará tem um extremo orgulho de receber alunos e servidores aqui hoje. Vocês representam o que temos de melhor no campo da pesquisa e inovação. Cada um de vocês, juntamente com os professores, fizeram da pesquisa algo verdadeira mente transformador. Esta noite é histórica, uma alegria e uma festa. O SICTI foi feito para os alunos e para os colegas servidores. O objetivo é ser um espaço para formar alunos dentro de um aspecto maior do que a sala de aula, com capacidade de raciocínio crítico e compreensão do mundo”.

“Em nome do Reitor, quero parabenizar a cada um dos que se inscreveram e fazem parte desta história. Ao longo destes 10 anos, são mais de quatro mil participantes, mais 2500 trabalhos apresentados. Só nos últimos três anos, fizemos entorno de quatro milhões de investimentos na pesquisa em nossa Instituição, na qualificação dos servidores, no desenvolvimento científico, tecnológico e inovação. Neste contexto, todos estes dados não são pouca coisa, é muito significativo”, afirmou Ana Paula.

O Diretor-geral do IFPA Campus Parauapebas,Rubens Chaves, com um tom fraterno, deu as boas-vindas a todos os alunos e servidores e apresentou os dados do campus de Parauapebas. “Com apenas três anos, o nosso campus atua do ensino médio a pós-graduação e nossos alunos já estão trabalhando nas empresas. Começamos com cinco professores, hoje somos 62 servidores e 600 alunos. Nosso campus é um dos melhores dos 18 campi do Instituto, temos oito laboratórios bem equipados, um campus jovem e bonito, alunos e servidores bonitos”.

Depois de agradecer os apoiadores e parceiros para a realização do evento, Rubens explicou um pouco da estratégia adotada pelo Campus para que tudo fosse feito da melhor forma. “Não é fácil realizar um SICTI como esse, ainda mais com a escassez de recursos, mas a gente conseguiu vencer. Nós dividimos o campus em quatro equipes – Ouro, Manganês, Ferro e Cobre -, e todos os alunos e servidores se envolveram na realização. Mas, nada seria possível sem o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa do IFPA”, ressaltou Rubens Chaves antes de chamar ao palco um representante de cada equipe.

Neste ano, sediado pelo IFPA campus Parauapebas, o SICTI completa 10 anos. A primeiras edições do evento ocorreram no IFPA campus Belém (2008), Castanhal (2010), Tucuruí (2011), Marabá Industrial (2012), Bragança (2014), Conceição do Araguaia (2015), Castanhal (2016), Santarém (2017).

Recepção dos Campi contou com participação do Reitor no palco

Após a abertura oficial, todos os participantes foram convidados para a Festa de Recepção dos Campi organizada no Centro de Desenvolvimento Cultural do Município de Parauapebas. O evento começou com a apresentação da Banda de Música do IFPA Campus Tucuruí e na sequência com o Show da Banda do professor Marcelo, também, do IFPA Campus Tucuruí. No local, foi servido um coffe break.

Na metade da noite, o Reitor Cláudio Alex chegou, subiu ao palco e parabenizou toda a equipe da Proppg e do Campus Parauapebas pela organização do X SICTI. Quando Cláudio Alex ia saindo do palco, a banda começou a tocar “Navios Mercantes” do RPM e ele, ainda, com o microfone nas mãos cantou a primeira estrofe. Como o público pediu para que continuasse a cantar, o reitor Cláudio Alex prontamente cantou a música até o final para a alegria de todos.

Texto e fotos: ASCOM IFPA Reitoria

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página