Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA promove ação para conscientização dos servidores sobre a saúde do homem

  • Publicado: Terça, 20 de Novembro de 2018, 19h01
  • Última atualização em Terça, 20 de Novembro de 2018, 19h11
  • Acessos: 1452
imagem sem descrição.

 

CAQV realiza palestra em alusão ao Novembro Azul

 

Café da manhã, palestra e dinâmica marcaram as ações em alusão ao Novembro Azul na Reitoria do Instituto Federal do Pará, nesta manhã, 20 de novembro. O evento foi realizado no auditório do Centro de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CTEAD), pela equipe multiprofissional da Coordenação de Assistência e Qualidade de Vida (CAQV) e a Coordenação de Desenvolvimento e Avaliação (CDA) da Reitoria.

 

O Reitor Substituto, André Moacir Lage Miranda, acolheu os servidores da Reitoria e aproveitou a oportunidade para mencionar os desafios enfrentados pela CAQV, dada a falta de médicos e de não haver mais os aprovados no último concurso para serem empossados. Ressaltou, também, a necessidade de oferecer uma estrutura diferenciada para os trabalhos específicos desta Coordenação. “Esta campanha do Novembro Azul é uma ação muito importante, a gente sabe que têm ocorridos novos casos e que existe resistência do homem a fazer os exames preventivos. Mas, a gente sabe que quanto mais cedo diagnosticado a doença, mais fácil de ser tratada. É preciso parar de preconceito, pensar em nossa saúde e família. Se a gente não diagnosticar no início a probabilidade de cura é mais difícil. É importante que o homem se cuide, seja cuidadoso com a saúde como já são as mulheres”, aconselhou.

 

A enfermeira da CAQV, Keila Vargas, abordou de forma muito didática o que é e onde se localiza a glândula, os sintomas do câncer de próstata, os fatores de risco, os impactos provocados pelo câncer de próstata na vida do homem, como prevenir, os exames principais, tratamento e estimativas da ocorrência no Brasil. Como o mês de Novembro é dedicado à prevenção do câncer de próstata, durante o qual se trabalha a conscientização dos homens sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, realizar os exames periódicos ou o quanto antes após sentir alguns dos sintomas. “O homem precisa ficar atento aos fatores como a idade, entre 45 e 50 anos já deve fazer o primeiro exame, pois com o tempo a próstata cresce naturalmente, verificar o histórico familiar de doenças, cor da pele e sobrepeso”, ressalta.

Os sintomas principais de câncer de próstata: dificuldade para urinar, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite, sangue na urina ou no líquido seminal, disfunção erétil. Na fase mais avançada, pode aparecer dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos; fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

A prevenção requer prática de exercício, alimentação saudável, manter o peso corporal, não fumar e evitar consumo de bebidas alcoólicas.

Saiba mais. Clique aqui

Veja as fotos. Clique aqui

Texto: ASCOM IFPA Reitoria

registrado em:
Fim do conteúdo da página