Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA tem servidor agraciado pela Assembléia Legislativa (Alepa)

 

Diretor do Campus Belém recebe Comenda Honra ao Mérito Educação

  • Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 15h22
  • Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 15h22
  • Acessos: 2158
imagem sem descrição.

 

Na terça-feira, 4 de dezembro, no Plenário Newton Miranda, o Diretor do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Belém, Dr. Manoel Antônio Quaresma Rodrigues, foi um dos agraciados na primeira Sessão Solene de entrega da Comenda Honra ao Mérito Educação concedida pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).  A condecoração é concedida às pessoas que prestaram relevantes serviços na área de educação no Estado do Pará e trata-se de uma iniciativa criada através do Projeto de Lei do Deputado Airton Faleiro.

“Esta comenda tem um significado muito especial para mim, por poder estar aqui representando todos os servidores do Instituto Federal do Pará. Tudo isto é produto de um coletivo que, neste momento, represento. Espero que outros também venham a ser agraciados. Agradeço ao Reitor professor Cláudio Alex e espero estar representando a altura o que nosso Instituto Federal merece e é”, ressalta Quaresma sobre a alegria de fazer parte deste evento histórico de valorização dos que dedicam sua vida à educação.

A Sessão foi presidida pelo presidente da Alepa, o Deputado Márcio Miranda. E na mesa, também marcou presença o autor do requerimento que deu origem à Lei, o Deputado Airton Faleiro; e alguns dos agraciados: o  Reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Dr. Emmanuel Zagury Tourinho; Reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio de Abreu Monteiro; Reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Marcel Botelho; atriz e arte-educadora Ana Maria de Moraes Mendes; e a representante do Conselho Indigenistas (CIMI), senhora Lourdes de Vasconcelos.

“Nos 144 municípios do Pará têm muitas pessoas anônimas que prestam relevantes serviços à educação, levando conhecimento. É muito difícil para o parlamento fazer esta escolha, portanto, cada homenageado representa milhares de pessoas. Portanto, parabéns! Esta sessão é um reconhecimento à dedicação, devoção, ao sacerdócio da educação e ao trabalho prestado”, afirmou o presidente da Alepa Márcio Miranda.

Já no quarto mandato, o Deputado Faleiro diz que, ao longo destes anos de trabalho, observou que a Casa não havia homenageado os homens e mulheres que se dedicavam à educação. Explicou que a honraria pode ser entregue a educadores, alunos ou uma organização que vem se destacando para a melhoria da educação. “Ao escolher cada uma e cada um, nós estamos prestando homenagem a todas as pessoas e instituições que fazem a educação. Nós estamos num debate muito sério sobre a educação no Brasil, se as universidades públicas devem ser privatizadas. Nós devemos fazer do poder legislativo uma trincheira em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade”, ressaltou.

 

Professor Quaresma

Manoel Antonio Quaresma Rodrigues é natural de Abaetetuba-Pará, Licenciado em Disciplinas Especializadas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Teorias Políticas e Práticas Curriculares pela UFPA e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília.

Foi estudante do Curso Técnico em Mecânica da então Escola Técnica Federal do Pará, de 1974 a 1977. Em 1978, ingressou na Instituição como Professor. Esteve presente no decorrer das mudanças de institucionalidades da Escola Técnica Federal do Pará - ETFPA, para Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará – CEFET/PA e a partir de dezembro de 2008 para o atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA.

Começou sua experiência administrativa na Instituição como Coordenador do Curso Técnico em Mecânica da Escola Técnica Federal do Pará - ETFPA por nove anos, depois foi Gerente Técnico-Pedagógico por 06 meses do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará – CEFET/PA e em seguida assumiu como Diretor de Ensino por, aproximadamente 5 anos, período em que destaca a implantação da oferta dos Cursos Técnicos na forma Integrada. E com a mudança de Institucionalidade foi o 1º Diretor do IFPA Campus Belém por 11 meses.

Atualmente é o Diretor Geral do IFPA Campus Belém, desde 28 de abril de 2015, eleito para um mandato de 4 anos. O Instituto Federal do Pará Campus Belém sob sua administração se restabelece de um processo de decadência.

Hoje, o Campus oferta cursos da Educação Básica, Técnica e Superior (bacharelado, licenciatura, especialização e mestrado). No Nível Médio, são 14 Cursos na forma Integrada e 22 na forma Subsequente; no Nível Superior, 7 cursos superiores de Tecnologia, 7 Licenciaturas e 2 cursos de Engenharia e a Pós-graduação.

A instituição que tinha recebido em 2014 nota 2 pela avaliação do MEC, passa sob sua gestão por um processo profícuo de recuperação. Após a última avaliação institucional realizada pelo MEC em fevereiro de 2018, com foco avaliativo o Campus Belém, o IFPA alcança a aprovação com a nota 4 de um máximo de 5. Este resultado repercute os esforços do Magnífico Reitor, Professor Doutor Cláudio Alex Jorge da Rocha, dos servidores e estudantes, consolidando-se como uma Instituição de referência e de importância ímpar no Estado do Pará.

registrado em:
Fim do conteúdo da página