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IFPA sedia o I Encontro Paraense PIBID e Residência Pedagógica

  • Publicado: Sexta, 28 de Dezembro de 2018, 12h35
  • Última atualização em Sexta, 28 de Dezembro de 2018, 12h36
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Evento bate recorde de participantes inscritos e lota o auditório central do Campus Belém

 

Na sexta-feira, 21 de dezembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) sediou o I Encontro Paraense do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica: identidades e trajetórias. O evento coincidiu com a 91ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof-PA), onde as instituições de ensino superior apresentaram, por meio dos coordenadores, resumidamente, tudo o que foi desenvolvido pelos projetos do Pibid e de Residência Pedagógica ao longo do ano. Os dois eventos foram coordenados pela Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc) e aconteceu no auditório central do IFPA campus Belém. 

Ao longo do ano, o Forprof-PA realiza 12 reuniões, uma a cada mês, sendo a última realizada sempre no IFPA. Nesta última edição do Forprof-PA 2018, por conta da união das instituições de ensino e dos alunos bolsistas que se mobilizaram para evitar o fim do Programa de Iniciação à Docência o encontro tinha um ar de celebração. “Como o Governo Federal dava sinais de que não iria abrir edital novo, então foi feita uma campanha nacional do “Fica Pibid”, via ForPibid, de mobilização para que o Programa tivesse continuidade. Como resultado dessa mobilização, não só se abriu um novo edital, como o Governo lançou o Residência Pedagógica – um programa complementar ao Pibid. O IFPA tem um projeto do Pibid que contempla 400 bolsistas, atuando em pelo menos nove subprojetos, 14 núcleos de iniciação distribuídos em seis campi: Abaetetuba, Castanhal, Belém, Bragança, Marabá Rural e Tucuruí. A atuação dos bolsistas é ampla e abrange 35 escolas no Estado”, esclarece o Coordenador Institucional do Pibid no IFPA, prof. Pedro Chaves Bahia Júnior. 

O Reitor do IFPA, Claudio Alex Jorge da Rocha, enquanto anfitrião,  compôs a mesa de abertura do evento ao lado do Coordenador da Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Márcio Antônio Raiol dos Santos; Coordenadora do Parfor do IFPA, professora Ana Cássia Ferreira Sarmento; Coordenador do PIBID da Universidade Estadual do Pará (UEPA), professor Emerson Batista Gomes, Vice-reitora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Janae Gonçalves. 

Claudio Alex, após agradecer a presença de todos os coordenadores, estudantes e pesquisadores, frisou a importância da colaboração entre as instituições para a continuidade dos programas de formação de docentes. “É muito importante ver, neste momento nebuloso quanto ao futuro da educação superior no país, em que ninguém deve largar a mão de ninguém, todas as instituições juntas discutindo a educação de forma colaborativa. Este ano, após atingirmos a nota 4 no Conceito Institucional, nos qualificamos para voltar a participar de todos os programas de incentivo à iniciação, notadamente do Parfor. É interessante acompanhar como são estabelecidas as vagas, aproveitando a vocação de cada instituição e distribuição delas dentro do Estado, para que possamos alcançar o maior número de municípios dentro da formação que fazem parte das nossas ofertas de curso. Agradeço à professora Elenize, sua equipe e coordenadores do Pibid e Parfor que vêm conduzindo com maestria tudo o que se refere ao ensino e formação de novos professores em nossa instituição”, ressalta o Reitor. 

O Fórum é um espaço criado para o registro das identidades e trajetórias dos programas das instituições participantes do Forprof-PA. O objetivo do I Encontro Paraense do PIBID e Residência Pedagógica foi promover a articulação entre as onze Instituições engajadas no processo de ensino de licenciatura: CEULS/ULBRA, IFPA, FAI, UFRA, UFOPA, UFPA, UNAMA, UNDIME, UNIFESSPA, SEDUC e as escolas de educação básica. O Fórum cumpre a missão de instância colegiada e deliberativa da Política Nacional de Formação de Professores de Educação Básica. 

“A proposta da residência pedagógica é trabalhar com os futuros docentes dentro das escolas, na parte final de sua formação. A proposta trás um diferencial grande com a inserção de novas tecnologias e projetos desenvolvidos dentro das instituições de ensino superior e que raramente eram levados para as escolas. O estudante passa a ser um protagonista da prática pedagógica. Nesse sentido, a residência e o Pibid conseguem abrir as portas das escolas para as instituições de ensino superior levarem suas experiências e trocarem conhecimentos, ajudando no processo de formação dos alunos. Temos onze campi do IFPA com turmas de licenciatura, totalizando oito cursos, dos quais 330 estudantes participando da Residência Pedagógica”, explica o Coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica no IFPA, prof. Cleidson Paiva Gomes. 

O membro da Secretaria Executiva do Forprof-PA, Centro de Formação (Cefor) da Secretaria Estadual de Educação do Pará (Seduc), Oscimar Marcelo Souza de Carvalho destaca que o Encontro Paraense do Pibid e Residência é fundamental para fazer a articulação entre os participantes dos programas de iniciação à docência. “O Pibid e a Residência impactam no dia a dia das escolas de educação básica. A ideia é dar visibilidade às ações das instituições de ensino superior para modernizar o ensino e enfrentar os desafios da sala de aula. Este evento nos ajuda a monitorar as ações do Pibid e Residência Pedagógica, ou seja, cria um intercâmbio entre as instituições de ensino superior e a Rede Estadual e a Rede Municipal de Educação, para conseguirmos acompanhar, mais próximo possível, o que está sendo feito nas escolas. O objetivo é visibilidade e acompanhamento”, afirma Marcelo. 

Opinião dos bolsistas e expositores 

Os estudantes que fazem licenciatura, por meio do Pibid e da Residência, têm a oportunidade de conhecer de perto, numa espécie de imersão, ainda na graduação, a realidade vivenciada pelas comunidades escolares de ensino básico. “É uma experiência que nos permite compreender em que pé está o ensino público. Somos estimulados a tentar alterar a forma como o ensino é desenvolvido em sala de aula. Nosso trabalho é em Geografia, vemos que a educação como um todo, não só nossa área, passa por um sério momento de crise. E, nós, enquanto estudantes universitários, levamos novas informações e metodologias para conseguir superar toda esta crise. O Pibid é importante por estes fatores”, comenta um dos estudantes do curso Geografia da UFPA, campus Belém, Ademar Gonçalves Ferreira Júnior. Ademar apresentou o projeto ‘Geografia da cidadania: espaço, desenvolvimento, geografia no exercício da docência na educação pública do Pará”. 

A estudante do curso de Pedagogia no IFPA, Campus Belém, participante do programa de Residência Pedagógica, Bruna Gabrielly Eirado dos Santos, faz uma avaliação que tem vivido no final do seu curso de licenciatura. “A residência pedagógica é algo novo, mas que nos aproxima de fato da escola que será nosso ambiente de trabalho enquanto profissionais.  Neste momento, estou no período de observação, me familiarizando, conhecendo e fazendo parte. O objetivo da residência é justamente esse, aos poucos, integrar-nos ao ambiente como se já fossemos professores. Isso trás um enriquecimento pra nossa formação, unindo teoria e prática, assim conseguimos ter outra percepção, um olhar diferenciado sobre o ensino e aprendizado, sobre os desafios que iremos enfrentar e vivenciamos o que aprendemos no curso de graduação. 

Texto e fotos: ASCOM IFPA Reitoria

 

 

 

 

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