Proex realiza Encontro da Rede OMT

• Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 20h06
  • Última atualização em Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 20h06

IFPA tem papel importante para assegurar o desenvolvimento regional

Na segunda-feira, 25 de fevereiro, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) realiza o segundo Encontro da Rede Observatório do Mundo do Trabalho (Rede OMT). O evento ocorrerá no Auditório do Centro de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CTEAD), localizado na Reitoria do Instituto Federal de IFPA.

O Encontro começa, pela manhã, com a palestra do prof. Dayan Rios (OMT Castanhal), abordando o Desenvolvimento Regional no contexto da estrutura econômica, produtos, emprego e renda do Pará. Trata-se de um momento de formação sobre as perspectivas do Observatório Mundo do Trabalho.

À tarde está prevista a apresentação dos Relatórios de Atividades, relatos de experiências dos OMTs Locais já criados, dos Planos de Trabalho 2019 (procedimentos de revisão e acompanhamento), dos procedimentos para aplicação da pesquisa institucional de egressos 2019 (apresentação do novo instrumento, dos prazos e encaminhamentos iniciais) e dos Boletins da Rede OMT.

Setor de Egressos e Observatório do Trabalho (SEOT)

O SEOT é um setor do IFPA ligado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), que tem por objetivo pensar, desenvolver e acompanhar ações e projetos que envolvam a relação institucional entre Educação e Trabalho.  Neste sentido, foi criado o Programa Rede Observatório do Mundo do Trabalho (Rede OMT) do IFPA, que é entendido como a estratégia adotada para a institucionalização da Política sobre o OMT neste Instituto.

O programa está regulamentado pela Resolução Nº 483/2017-CONSUP/IFPA, de 22 de Novembro de 2017, em que são definidas as diretrizes de sua estrutura, seu funcionamento e os procedimentos básicos para o desenvolvimento das atividades a serem implementadas pelos campi por meio da atuação do OMTs Central e Locais, juntamente com os grupos de pesquisa a eles vinculados.