Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

O que é o PDI?

Publicado: Quarta, 08 de Janeiro de 2020, 16h22 | Última atualização em Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 12h35 | Acessos: 6719

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) é um documento que norteia a gestão com a formulação de objetivos, que favorecerão o cumprimento da missão institucional. Considera-se como premissas básicas que todo o processo tenha coerência e participação da comunidade acadêmica.

A elaboração do PDI pelas Instituições Federais (IF) é obrigatória e exigida pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.

O PDI é uma ferramenta importante para a Administração Superior, que o considera como Planejamento Estratégico, sendo o instrumento de gestão que apresenta um percurso de longo prazo, cinco anos, para a Instituição seguir e assim executar o que está previsto na sua missão para alcançar o sucesso pré-estabelecido na sua visão de futuro. Abrange os dezoito Campi e as nove Unidades da Reitoria e terá como vigência o período de cinco anos, entre 2019 e 2023, constituindo-se no documento que identifica o IFPA, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que pretende desenvolver.

A elaboração participativa do documento foi um estímulo aos membros da comunidade acadêmica em ver suas expectativas, ideias e sugestões para a Instituição formalizadas em um documento que deve ser seguido pelos gestores. Portanto, a proposta foi elaborá-lo com uma metodologia que contemplasse a participação democrática, escrito por várias mãos, cabendo a cada Gestor de Unidade (Reitoria e Campi) a obrigação e a responsabilidade de oferecer a melhor contribuição possível para que o IFPA possa desenvolver suas unidades e perceber as vantagens de ter seus pleitos considerados e reconhecidos pelos públicos de interesse, uma vez que o PDI é um documento público de ampla divulgação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página