Página inicial > Últimas Notícias > Está aberta a votação para a escolha dos melhores projetos da Feira Brasileira de Jovens Cientistas 2021

• Publicado: Segunda, 21 de Junho de 2021, 17h10
  • Última atualização em Segunda, 21 de Junho de 2021, 17h10

Propostas de alunos dos campi Ananindeua e Belém estão na final e precisam do voto dos paraenses

A última etapa da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) é a votação popular para a escolha dos melhores projetos inscritos. Nesta edição, o Instituto Federal do Pará (IFPA), representado pelos campi Ananindeua e Belém, concorre na área de Engenharia e Ciências Humanas. A conscientização e o desenvolvimento de dispositivo eletrônico sonoro para evitar desperdício de água, e o estudo sobre os impactos da midiatização sobre o aprendizado de estudantes do ensino médio profissionalizante são os finalistas do Estado do Pará na feira. Como os projetos concorrem em categorias distintas, o internauta pode curtir e compartilhar os dois. A votação popular começou no dia 18 e vai até 27 de junho, enquanto a feira será realizada entre os dias 23 e 27 do mesmo mês.

O projeto do Campus Ananindeua concorre com 31 projetos da área de Engenharias. O “Dispositivo eletrônico para controle do consumo de água com arduíno” é a proposta do estudante do curso integrado Técnico de Informática, Alexsandro da Silva Costa, 17 anos. A inovação, desenvolvida sob a orientação do professor Messias de Nazaré Guimarães Ferreira Junior, é uma solução para reduzir o desperdício de água por meio de conscientização da população e adoção de dispositivo que mede o volume do consumo através de um display composto por arduíno e emite uma mensagem para efetuar o fechamento do fluxo de água após atingir a quantidade previamente estabelecida. “O protótipo possui uma placa arduíno conectado a um sensor de fluxo de água que estará interligado ao sistema hidráulico local, onde captara as informações da vazão da água e exibirá o consumo total em um display LCD 16X2. O projeto atendeu as expectativas de funcionamento e demonstra que a tecnologia pode ser um caminho para adiar uma futura crise hídrica mundial.

O projeto proposto pelo Campus Belém concorre com 36 projetos da área de Ciências Humanas. Foi proposto pelo estudante do curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas, Pablo Rodrigues Nunes de Souza com o título “Educação, cibercultura e tecnologias digitais: a midiatização e os impactos sobre o aprendizado de estudantes do ensino médio profissionalizante”. Orientado pelo professor Breno Rodrigo de Oliveira Alencar, o projeto de antropologia é resultante de trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura, cadastrado no Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Cultura, Educação e Política aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O trabalho buscou compreender, interpretar e avaliar o impacto da internet e das redes sociais nos processos de sociabilidade e de ensino-aprendizagem de estudantes do ensino médio profissionalizante do Instituto Federal do Pará, campus Belém.

Saiba mais sobre os projetos do IFPA finalistas da FBJC 2021: https://ifpa.edu.br/ultimas-noticias/1490-campus-ananindeua-e-belem-sao-finalistas-em-feira-cientifica-nacional e https://belem.ifpa.edu.br/publicacoes/1026-aluno-do-ifpa-campus-belem-e-finalista-em-competicao-nacional

Fique por dentro de tudo que ocorrerá na FBJC 2021: https://fbjc.com.br/