Página inicial > Últimas Notícias > IFPA dirigirá a Regional Centro-Norte da Associação Brasileira de Ciência Política

• Publicado: Terça, 03 de Agosto de 2021, 22h16
  • Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 19h19

Pela primeira vez, o Instituto Federal do Pará (IFPA) estará à frente da unidade regional da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). O professor lotado na Seção de Ciências Humanas no instituto Campus Belém Jean Guilherme Guimarães Bittencourt foi eleito, em julho deste ano, para atuar na Diretoria Regional Centro-Norte da ABCP.

A ABCP, fundada em 1986, é uma entidade que reúne acadêmicos –pesquisadores, professores e estudantes – e profissionais da área de Ciências Política. De âmbito nacional, atua na construção da memória da Ciência Política brasileira e tem por objetivo o intercâmbio de ideias, o debate de problemas, a manutenção de elevado padrão de ética profissional e a defesa dos interesses comuns da Ciência Política. “Voltada para o debate e organização de eventos acadêmicos na área da ciência política, que é minha especialidade. A ABCP agrega todos os programas de pós-graduação em ciência política no Brasil”, explica professor Jean Bittencourt.

A Regional Centro-Norte da ABCP, criada em 1987 juntamente com outras três regionais, é composta pelas unidades da federação: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins, Rondônia e Roraima. Conta com 125 membros mestres e doutores em ciência política ou áreas afins como, por exemplo, Direito e História.

Nesta eleição, das quatro regionais – Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-norte –, a Centro-norte foi a única que contou com duas chapas disputando a Diretoria. A Chapa 2, composta pela professora da Universidade Federal do Goiás (UFG), Doutora e Mestre em Relações Internacionais, Laís Forti Thomaz para Diretora da ABPC e o Professor do IFPA Jean Bittencourt para Vice-Diretor, obteve 58% dos votos e a Chapa 01 42%.

Professor Jean Bittencourt é sociólogo e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele atuará, juntamente com Laís Thomaz, na direção da Regional da ABCP no biênio 2021-2023. “As principais linhas de atuação consistem na luta pela profissionalização da ciência política e na organização de encontros em âmbito regional e nacional, eventos acadêmicos em universidades da região Norte e Centro-oeste que possuam programas de pós-graduação em ciência política stricto sensu”, conclui.

Confira o detalhe das eleições aqui no site da ABCP.

Texto: ASCOM IFPA Reitoria