Página inicial > Últimas Notícias > IFPA disponibiliza Sigaa Mobile à comunidade acadêmica

IFPA disponibiliza Sigaa Mobile à comunidade acadêmica

• Publicado: Quarta, 04 de Agosto de 2021, 18h06
  • Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 18h08

O Instituto Federal do Pará (IFPA), com foco na eficiência de acesso aos dados acadêmicos, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), disponibiliza aos discentes e docentes o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) Mobile.

O Sigaa Mobile é um programa desenvolvido com um propósito específico, que pode ser baixado, por download, para um celular ou para outro dispositivo móvel com Android. O aplicativo permite o rápido acesso às principais funcionalidades disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA.

O Diretor de Tecnologia da Informação do IFPA, professor Paulo Henrique Bezerra, explica que o projeto do SIGAA Mobile Multi-Instituição teve seu início em 27 de abril de 2020, logo no início da pandemia, através da parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (instituição que desenvolveu o aplicativo).

O objetivo do projeto era desenvolver e testar, em conjunto com a UFRN, a função Multi-Instituição. Sua conclusão ocorreu em 14 de julho de 2021. A solução já se encontra disponibilizada no Play Store. Para instalá-lo, basta procurar por SIGAA. Após a instalação, é necessário selecionar a instituição e se identificar.

As únicas instituições habilitadas para utilizar o aplicativo SIGAA Mobile são o IFPA e a UFRN. “Os usuários do IFPA devem selecionar a instituição e em seguida registrar seu usuário e senha do SIGAA para acessar a aplicação” ressalta o Diretor da DTI

O IFPA e a UFRN, em conjunto, pretendem desenvolver novas etapas para possibilitar o credenciamento de outras instituições para utilização da aplicação. “Com isso criamos um desenvolvimento colaborativo para novas funcionalidades na aplicação”, conclui o diretor da DTI.