Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão do IFPA participa de mesa de iniciativas inovadoras na curricularização da extensão universitária na VIII Jornadas de Extensão do Mercosul

• Publicado: Segunda, 13 de Setembro de 2021, 11h08
  • Última atualização em Segunda, 13 de Setembro de 2021, 11h10

As tecnologias da informação se fundamentam como recursos que auxiliam o docente no ensino-aprendizagem. São canais de transmissão e acesso ao conhecimento ativo de uma forma dinâmica, interativa e atrativa. Com esta visão, o Laboratório de Tradução em Educação e Cibercultura (Labtec), que é projeto de extensão do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Belém, constatou uma baixa demanda de literatura e de material didático-pedagógico no meio acadêmico sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Com a finalidade de enriquecer o “corpus” teórico da educação, mídia e tecnologia no ensino, frente a ausência de literatura, o grupo de pesquisa buscou realizar tradução, versão, revisão e transcrição de 11 documentos originalmente publicados em língua estrangeira, de modo a romper barreiras linguísticas e tecnometodologicas.

Os levantamentos bibliográficos revelaram um baixo número de publicações na área de ciências humanas e na educação voltadas à formação docente e para as tecnologias digitais. Foram identificados 88 artigos ou livros dedicados à questão, e um pequeno número de publicações em língua portuguesa (menos de 30). Com base nestes dados, o Labtec se propôs promover novas perspectivas na atmosfera educativa, desmistificando as barreiras linguísticas e digitais e as formas obsoletas e anacrônicas que ainda persistem no ensino.

Em artigo que será apresentado pelo Labtec na VIII Jornadas de Extensão do Mercosul, Buenos Aires, Argentina, no período de 14 a 17 de setembro, junto à mesa “Iniciativas inovadoras na curricularização da extensão universitária”, com o nome “Projeto de extensão Laboratório de Tradução do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (Labtec): em busca de uma iniciativa inovadara na curricularização da extensão universitária no Instituto Federal do Pará”. Os autores apontam que esta carência em literatura resulta em uma exclusão sociolinguística, que reflete à ausência de políticas públicas voltadas à mídia-educação. Outros pontos apresentados são o ceticismo e resistência docente em relação aos benefícios educacionais da tecnologia computacional ou para a existência da crença de que investimento em tecnologia nem sempre resulta em aprendizagem.

A metodologia abordada visou a tradução de 11 capítulos de livro relacionados à teoria e à prática pedagógica no campo da mídia-educação. Os objetivos do Labtec, debruçam em torno de que o laboratório de tradução de textos em língua estrangeira, voltado à divulgação de material didático na área de ciências humanas, contribua com os estudantes de graduação matriculados em cursos superiores do IFPA, Campus Belém, na superação de barreiras linguísticas para a democratização do conhecimento acerca das teorias e práticas associadas à implementação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nos processos de ensino-aprendizagem.

O projeto se propôs a desenvolver maneiras de inclusão digital para docentes, discentes, instituições e a sociedade geral, com vista em proporcionar a ruptura de obstáculos e qualquer dificuldade que as barreiras linguísticas impõe no contexto atual, mesmo com a extensão da cibercultura no mundo, formulando diversas estratégias político-pedagógicas para que haja a imersão do conhecimento onde este ainda sofre com as precariedades da igualdade sociodigital. Aponta a democratização de acesso aos instrumentos tecnológicos como ferramenta capaz de desenvolver conhecimentos utilizando as TDIC.

O artigo foi elaborado pelos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas no IFPA, Bruna Tavares Batista e os estudantes de Licenciatura em Letras no IFPA, Tailson Rodrigues de Lima e Rayza Caroline Roda dos Santos, sob coordenação do professor e antropólogo Breno Alencar.

Acesse o site da Jornada de Extensão do Mercosul para participar e assistir: https://congresoextension.utn.edu.ar/