Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Marabá Rural lança Processo Seletivo para cursos superiores

IFPA Campus Marabá Rural lança Processo Seletivo para cursos superiores

• Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 17h18
  • Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 17h19

O Campus Rural de Marabá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) lançou o edital do 1º Processo Seletivo 2021 (PSE 2021.2) destinado à seleção de candidatos para o preenchimento de 40 vagas para o curso de Tecnologia em Agroecologia e 60 vagas para o curso de Licenciatura em Educação do Campo, ano letivo de 2021. Do total de vagas por curso, no mínimo 50% são reservadas a candidatos egressos de escola pública.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente, de 20 a 22 de outubro, na Secretaria Acadêmica do Campus Rural de Marabá, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Para se inscrever, o candidato deve levar CPF próprio, Documento de Identificação Oficial, Histórico Escolar ou Boletim Escolar Oficial e Ficha de Inscrição preenchida. A seleção será realizada em duas etapas: análise de histórico escolar e entrevista.

O curso de Tecnologia em Agroecologia destina-se prioritariamente aos candidatos oriundos das comunidades do campo, como agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, trabalhadores assalariados rurais, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, caboclos e outros que produzem suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural. Já o curso de Licenciatura em Educação do Campo é voltado prioritariamente aos candidatos que atuam como educadores e vivem no campo ou pertencem a comunidades do campo, sem formação de nível superior.

A previsão é que as aulas iniciem no dia primeiro de dezembro. Os cursos funcionam em regime integral, manhã e tarde, na modalidade de ensino presencial e em regime de internato, ou seja, o estudante vai permanecer na instituição durante todo o Tempo-Acadêmico, que terá duração de aproximadamente 45 dias e corresponde a 80% da carga horária do curso, envolvendo atividades teóricas e práticas. No Tempo-Comunidade, correspondente a 20% da carga horária do curso, serão desenvolvidas atividades de pesquisa, extensão e estudos na comunidade.

As vagas ofertadas para os Cursos Superiores são destinadas a candidatos concluintes do Ensino Médio regular na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou concluintes de curso técnico de Nível Médio, ou que tenha sido certificado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou exame de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelo sistema Estadual de Ensino.

Acesse aqui as informações sobre o edital.

Texto: Lívea Colares | ASCOM IFPA Reitoria