Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA aprova projeto em edital nacional de iniciação tecnológica
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA aprova projeto em edital nacional de iniciação tecnológica

  • Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 08h33
  • Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2021, 10h55
imagem sem descrição.

 

O Instituto Federal do Pará (IFPA) conseguiu aprovação de projeto de iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada e está entre os 60 selecionados pelo edital nacional do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Desenvolvido para os estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino, deverá atender 400 estudantes, sendo 320 de Paragominas e 80 de Barcarena.

 

O projeto do IFPA classificado foi submetido pelo professor Rafael Gomes Sousa lotado no Campus Paragominas. Com o título “TrashBot: Uma proposta de ensino de programação com robótica e uso de material reciclável” se propõe a ofertar uma experiência de aprendizagem de programação baseada em robótica e reciclagem de materiais com conteúdos teóricos para auxiliar o reconhecimento de problemas do mundo real e direcionar a sua resolução. Os participantes terão oportunidade de desenvolver habilidades e competência na área das tecnologias para estabelecer a interdisciplinaridade dos conteúdos vistos em sala de aula e a aplicação prática em projeto.

 

Rafael Gomes Sousa é o coordenador do projeto e contará com o auxílio do intencionista Raphael Saraiva de Sousa, colaboração de Daniele Fernandes Santana Lopes, e monitoria dos estudantes Jarly Oliveira Vieira e Laura Carneiro Carvalho. O Projeto será acompanhado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppg), pela Coordenação de Pesquisa.

 

A proposta dos autores é realizar a divulgação das oportunidades para os estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental, treinamento da equipe e organização e produção de materiais didáticos, fazer seminários com especialistas e direcionando a pesquisa de temas complementares. Os estudantes serão organizados em pequenos grupos e nos vários encontros com eles terão pequenas tarefas a desenvolver, como pesquisa e apresentação de materiais recicláveis. Participarão de oficinas, onde terão exemplos práticos e vão poder testar os elementos tecnológicos.

 

O produto educacional, principal, a ser desenvolvido é um robô, para realizar as dinâmicas competitivas de Batalhas de Robôs. “Pelo contato com o raciocínio tecnológico, assim oferecendo novas formas de abordar problemas, incentivando a criatividade e ofertando novas possibilidades no mundo do trabalho, na carreira que pretendam seguir”, afirma o professor Rafael Gomes Sousa. 

 

Todos os projetos selecionados pelo IFES receberão aporte financeiro para a execução das atividades, algo em torno de 90 mil reais para cada um. O início das atividades está previsto para novembro de 2021.

registrado em:
Fim do conteúdo da página