Página inicial > Últimas Notícias > Projetos do IFPA campus Belém e Breves conquistam 1º, 2º e 3º lugares no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

• Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 16h49
  • Última atualização em Terça, 14 de Dezembro de 2021, 16h49

Três projetos de ensino e extensão do Instituto Federal do Pará (IFPA) – “Práticas Educacionais Aplicadas: inovações metodológicas para a formação empreendedora”, “Live-se: um espaço para trocas de saberes” e “Poadaula” – foram os vencedores estaduais da categoria Educação Profissional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora – 2ª Edição. A cerimônia de premiação ocorreu na sede estadual da instituição, em Belém, na última sexta-feira (10) com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do Sebrae Pará.

No evento, foram conhecidos os finalistas e vencedores estaduais das cinco categorias do Prêmio: Ensino Fundamental (Anos Iniciais), Ensino Fundamental (Anos Finais), Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. Os primeiros colocados receberam certificado, troféu Ouro, Prata e Bronze.

O projeto “Práticas Educacionais Aplicadas: inovações metodológicas para a formação empreendedora”, realizado semestralmente pelas turmas de Gestão Pública e Gestão Hospitalar do IFPA campus Belém, é uma iniciativa do professor Jordanio Silva Santos desenvolvida com a colaboração do professor Walery Costa dos Reis, do IFPA Campus Paragominas. Procura desenvolver comportamento e as competências empreendedoras dos alunos, aproximando-os das demandas do mercado. “O foco é ensino e extensão. Busca trazer o ambiente empresarial para a sala de aula e permitir que os alunos discutam sobre este ambiente”, explica o professor Santos.

“Live-se”, uma proposta do Campus Breves conduzida pelos professores Me. Wagner Luiz Nascimento do Nascimento, Dra. Júlia Siqueira Moreau e Dr. Fabrício Nilo da Silva, teve como objetivo aproximar docentes, técnicos-administrativos e, principalmente, estudantes de pesquisadores de referência em assuntos específicos de diversas disciplinas para compartilharem informações, experiências e ideias que pudessem ser implementadas na região do Marajó.

Prof. Wagner, que atuou no Campus Breves de fevereiro de 2020 a outubro de 2021 como substituto, explica que o “Live-se” promove espaço de discussão que permite ao estudante ampliar suas percepções. “Possam sonhar, saírem das quatro paredes de sala de aula e percebam que existe um mundo lá fora para conhecer como, por exemplo, o Marajó de tantas riquezas, florestas, rios e campos. O que a gente quer é que eles se capacitem, cresçam enquanto profissionais e apliquem esse conhecimento no território em que estão inseridos”, ressaltou.

O projeto “Poadaula” trata-se de podcasts, elaborados pelos próprios alunos, para apresentação do conteúdo da disciplina de História como meio de fortalecer o processo de ensino aprendizagem dos estudantes, a partir da utilização da tecnologia digital, abordando temas como Revolução Russa, Nazismo, Fascismo, Franquismo, Salazarismo, II Guerra mundial e Guerra Fria. “Receber a premiação foi muito emocionante, por vários motivos. Esse prêmio não é só meu ou do Wagner, mas de todos nós que trabalhamos incansavelmente e nos dedicamos ao máximo para a Educação pública de qualidade”, destacou a Prof. Ma. Ana Célia Barbosa Guedes, coordenadora do projeto e terceira colocada da categoria.

O prêmio

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021 busca o reconhecimento e valorização dos professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para fomentar uma consciência em torno do empreendedorismo para a vida prática e não apenas para geração de negócios. Inclui as categorias: ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio, ensino profissionalizante e ensino superior.

A edição do prêmio contempla etapas seletivas estaduais, regionais e nacional. Os vencedores estaduais, classificados nos primeiros lugares de cada categoria, receberam uma bolsa integral para um curso de MBA em Educação Empreendedora da Escola Superior de Empreendedorismo. Ao colaborarem com o ecossistema educacional, as melhores práticas selecionadas serão difundidas pelo Sebrae para todas as regiões do Brasil. A previsão é que a divulgação da premiação nacional ocorra em fevereiro de 2022.

Os professores ainda concorrem a uma seleção nacional onde os escolhidos participarão de uma missão técnica custeada pelo Sebrae.

Finalistas da Etapa Paraense

Os professores finalistas desta edição são de Belém, Ananindeua, Breves, Juruti, Tracuateua, Soure, Gurupá e Rondon do Pará.

Categoria Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

1º lugar

Professor Lídio Paz dos Santos

EMEIEF Antônio Moreira Rocha - Juruti